Empirismo e pragmatismmo

475 palavras 2 páginas
Empirismo
Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas (ou principais) formadoras das idéias, discordando, portanto, da noção de idéias inatas.
Características:
· Conhecimento cientifico:
Para o Empirismo, a Experiência é a base do conhecimento científico, ou seja, adquire-se a Sabedoria através da percepção do Mundo externo, ou então do exame da actividade da nossa mente, que abstrai a Realidade que nos é exterior e as modifica internamente. Daí ser o Empirismo de caráter individualista, pois tal conhecimento varia da percepção, que é diferente de um indivíduo para o outro.
· Origem das ideias:
O Empirismo diz que a origem das Ideias é o processo de abstração que se inicia com a percepção que temos das coisas através dos nossos sentidos. Daí diferencia-se o Empirismo: não preocupado com a coisa em si, estritamente objetivista; nem tão pouco com a ideia que fazemos da coisa atribuída pela Razão, como ensina o Racionalismo; mas puramente como percebemos esta coisa, ou melhor, dizendo como esta coisa chega até nós através dos sentidos.
· Concepção de razão:
O Empirismo apesar de não possuir pensamento contraditório entende de forma bem diferente: diz que a Razão é dependente da experiência sensível, logo não vê dualidade entre espírito e extensão (como no Racionalismo), de tal forma que ambos são extremidades de um mesmo objeto.
Pragmatismo
Do inglês pragmatism, o pragmatismo é a atitude predominantemente pragmática (que busca a eficácia e a utilidade). Por exemplo: “Deixemos de lado o idealismo e concentremo-nos antes no pragmatismo: quanto é que precisamos de investir para modernizar a fábrica de modo a produzir o dobro?”, “O pragmatismo é a base do nosso movimento político, estamos saturados das discussões estéreis e queremos resolver os problemas quotidianos das pessoas”.
O pragmatismo, por outro lado, é uma corrente filosófica que surgiu em finais do século XIX nos Estados Unidos. William James e Charles S. Peirce foram os

Relacionados