Empad o Goiano

573 palavras 3 páginas
Empadão Goiano
Tendo Surgido há mais de 150 anos atrás e muito apreciado em Goiás, especialmente na cidade de Goiás, a torta é considerada um produto da identidade goiana Por esse valor simbólico, o empadão é consumido com certa ritualização, desde a transição do século 18 para o 19, já começava o hábito de comê-lo no âmbito familiar. Acredita-se que o ancestral do empadão goiano é europeu, consumido principalmente em Portugal e na Espanha, que era basicamente uma torta salgada recheada com vários tipos de carnes (carne bovina, aves, peixes ou mariscos).
Alguns dos ingredientes ordinariamente encontrados no empadão podem ser obtidos em Goiás mesmo, ao passo que outros têm que ser trazidos de outros lugares, como a farinha de trigo e as azeitonas. Assim, pode-se inferir que o empadão deve ter tomado suas formas atuais no contexto da expansão da fronteira agrícola do estado, da implantação e expansão de ferrovias e rodovias, e da transferência da capital para Goiânia.
Via de regra, a torta é assada em fôrma, forrada com a própria massa, normalmente redonda e geralmente servida quente. Seu tamanho, contudo varia muito. Um empadão individual tem 14 ou 15 centímetros de diâmetro, mas são comuns os de 20 centímetros, e podem chegar a mais de 35 centímetros.
O recheio também varia bastante. A carne predominante é o frango, geralmente peito, acompanhado de lombo ou pernil de porco. Não há uma receita definida, o ideal é que se tenha liberdade para aproveitar restos de frango, peru, carne de porco ou linguiça.
Além da carne, são ingredientes básicos o queijo de minas, a guariroba e azeitonas em molho à base de tomate. Existem, contudo muitas variações, nas quais é comum o acréscimo de milho verde, ovos, vários tipos de pimenta e legumes.

Ingredientes:

Para a massa:

1 xícara (chá) de óleo
100g de manteiga
2 ovos
2 colheres (chá) de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 kg de farinha de trigo
1 gema para pincelar

Para o recheio:

2 colheres (sopa) de óleo
1/2 kg

Relacionados

  • plano de intervenção carga horaria de 24 horas e 4 horas diarias
    1576 palavras | 7 páginas