1440708593237

641 palavras 3 páginas
Aula 5

A avaliação da gestão e dos meios utilizados para o gerenciamento dos recursos. Este grupo de indicadores é de grande importância para os gerentes financeiros e também a alta gestão da empresa, pois os ciclos operacional e financeiro determinam a eficácia da gestão. Mestre em m Ad
Administração
d
Estratégicca
Estratégica
Especialista
E
Esp
sp pecialista em Controladoria e Fi
Finanças
nanças
Bacharel em
Bacharel
Bac m Ci
Ciências
C iências Contábeiss e Administração

O grau de utilização dos ativos na geração das receitas é refletido na rotação ou giros dos recursos, quanto mais eficiente o uso dos ativos maior benefício trará a liquidez e a rentabilidade da empresa. O critério de avaliação é “quanto maior, melhor”. Indica o número de vezes em que os estoques foram renovados durante certo intervalo de tempo. É calculado pela razão entre o custo das vendas e o estoque médio.

Indica a eficiência com a qual a empresa usa seus ativos para gerar vendas. Normalmente, quanto maior esse índice, maior a eficiência no uso dos ativos.
É calculado pela razão entre as vendas e o total de ativos da empresa.

Neste grupo de indicadores, analisamos o prazo médio de realização dos recursos, auxiliando assim na gestão.
A utilização dos prazos médios nos levará ao cálculo do Ciclo
Operacional e Financeiro.

Período médio que decorre da compra até a venda de um determinado estoque. Tem efeitos diferentes para comércio e indústria; enquanto no comércio se compra e já expõe para venda, na indústria é comprado e transformado para somente após o processo produtivo ser vendido.

Período médio compreendido entre a venda e o recebimento da duplicata. É o prazo efetivo e não o prazo para pagamento concedido por ocasião da venda. Se houver atrasos ou antecipação do recebimento, o prazo médio será diferente da política de prazos da empresa.

Período entre a compra e a liquidação das duplicatas dos fornecedores. O critério de análise é “quanto maior, melhor”, pois tem
papel

Relacionados