Emissões de gases

Páginas: 18 (4271 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2011
[pic]

[pic]

[pic]
[pic]

Domingo, Setembro 16, 2007

CRÉDITOS DE CARBONO

São certificados que autorizam o direito de poluir. O princípio é simples. As agências de proteção ambiental reguladoras emitem certificados autorizando emissões de toneladas de dióxido de enxofre, monóxido de carbono e outros gases poluentes.
Inicialmente, selecionam-se indústrias que mais poluem no País e apartir daí são estabelecidas metas para a redução de suas emissões. A empresas recebem bônus negociáveis na proporção de suas responsabilidades.
Cada bônus, cotado em dólares, equivale a uma tonelada de poluentes. Quem não cumpre as metas de redução progressiva estabelecidas por lei, tem que comprar certificados das empresas mais bem sucedidas. O sistema tem a vantagem de permitir que cadaempresa estabeleça seu próprio ritmo de adequação às leis ambientais. Estes certificados podem ser comercializados através das Bolsas de Valores e de Mercadorias, como o exemplo do Clean Air de 1970, e os contratos na bolsa estadunidense. (Emission Trading - Joint Implementation).
A criação de mecanismos de mercado que valorizam os recursos naturais é uma extraordinária inovação cujo primeiro exemplodeu-se nos EUA com a emenda de 1990 ao Clean Air de 1970. Por causa dessa Emenda de 1990, que criou as cotas comercializáveis de poluição nas bacias aéreas regionais dos EUA, a poluição do ar diminuiu numa media de 40% nos EUA entre 1991 e 1998.
Varias iniciativas, seguindo o mesmo princípio, estão em processo de ser adotadas em vários países e internacionalmente (o Protocolo de Kyoto 1997estabelece as cotas de emissões de carbono comercializáveis entre os países do Anexo 1 e o Clean Development Mechanism entre países desenvolvidos de um lado e médios e pobres do outro).
Os volumes do Mercado de Carbono têm estimativas das mais variadas, e na maior parte das matérias publicadas pela imprensa os índices não batem. Cada fonte indica um dado diferente, vai desde U$ 500 milhões até US$ 80bilhões por ano - os analistas de investimentos consideram o volume estimado pelos especialistas insignificante, comparado com alguns setores que giram volumes equivalente num mês.
O que pode haver é uma forte demanda por países industrializados e uma expectativa futura de que esse mercado venha a ser um “grande negócio”, uma fonte de investimentos, do ponto de vista estritamente financista. Nestecaso, a posição do Brasil é estratégica !
Acontece que, no caso do Brasil, como também no da África, é exigida uma série de certificações e avais em função dos riscos de crédito, por todas as questões de credibilidade: o chamado “Risco Brasil”.
Existem grandes diferenças entre as CDMs e as commodities ambientais. Os CDMs ou MDLs (Mecanismos de Desenvolvimento Limpo) em síntese, são alternativasque implicam em assumir uma responsabilidade para reduzir as emissões de poluentes e promover o desenvolvimento sustentável.
Trata-se de um mecanismo de investimentos, pelo qual países desenvolvidos podem estabelecer metas de redução de emissões e de aplicação de recursos financeiros em projetos como reflorestamentos, produção de energia limpa.
As empresas, por exemplo, ao invés de utilizarcombustíveis fósseis, que são altamente poluentes, passariam a utilizar energia produzida em condições sustentáveis, como é o caso da biomassa.
Existe, enfim, uma gama enorme de projetos ambientais e operações de engenharia financeira que podem ser desenvolvidos no Brasil, proprietário das sete matrizes ambientais. (água, energia, biodiversidade, madeira, minério, reciclagem e controle de emissão depoluentes - água, solo e ar).
Nem todo projeto de CDM gera necessariamente uma “commodity tradicional” e muito menos uma “commodity ambiental”. Explico: a troca de créditos de cotas entre países desenvolvidos, que estabelecem limites de “direitos de poluir” (Joint Implemetation e Emission Trading), pode ser transformada em títulos comercializáveis em mercados de balcão (contratos de gaveta -...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gases e emissões
  • Emissões de gases de efeito estufa
  • As causas do aumento das emissoes dos gases estufa
  • Emissões de gases de efeito estufa em sistema de restauração florestal
  • Histórico das políticas e implementação de medidas para a redução de emissões de gases de efeito estufa
  • OS DESAFIOS DE DIMINUIR A DESIGUALDADE ENTRE PAÍSES E AS POLÍTICAS DE REDUÇÃO DAS EMISSÕES DE GASES ESTUFA
  • ANÁLISE DAS MUDANÇAS NAS EMISSÕES DE GASES EM UM MOTOR DIESEL COM O CHIP DE INJEÇÃO ELETRÔNICA ALTERADO
  • A MECANIZAÇÃO DA COLHEITA DE CANA DE AÇUCAR COMO FERRAMENTA DE MINIMIZAÇÃO DAS EMISSÕES DOS GASES DE EFEITO...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!