emile durkhein

Páginas: 3 (740 palavras) Publicado: 19 de abril de 2014
Como é do nosso conhecimento, a sociedade foi objeto de estudo para vários estudiosos e pensadores da modernidade, Émile Durkheim se destacou como um dos autores da teoria clássica relativa amaneira de entender a sociedade. Ele tinha uma teoria funcionalista, a qual da ênfase a educação de cada individuo e ao fato social em si.Para Durkheim a sociedade precisa de um ensino de qualdidade, com afinalidade de construir cidadaos capazes de formar uma harmonia.
Émile Durkheim nasceu em Épinal, Vosges, em 15 de abril de 1858.
A visão de fato social de Émile Durkheim pode ser comparada, naatualidade, à influência que a mídia exerce na vida das pessoas. De fato, os indivíduos estão submetidos a uma coerção exterior, capaz de impor regras sociais, que se tornam mais evidente quandoresistimos a elas.
Além do exemplo citado, tal imposição da sincronia das ações ocorre também na educação às crianças, uma vez que toda educação consiste num esforço contínuo para impor a elas maneiras dever, de sentir e de agir às quais não chegariam espontaneamente. Durkheim dizia que a criança, ao nascer, trazia consigo só a sua natureza de indivíduo. "A sociedade encontra-se, a cada nova geração, napresença de uma tábua rasa sobre a qual é necessário construir novamente", escreveu. Dessa forma, tanto os pais como os professores, sendo estes parte responsável pelo desenvolvimento dos indivíduos,devem transmitir os conhecimentos adquiridos. É a sociedade, como coletividade, que organiza, condiciona e controla as ações individuais. O indivíduo aprende a seguir normas e regras que não foramcriadas por ele, essas regras limitam sua ação e prescrevem punições para quem não obedecer aos limites sociais.
O sociólogo francês, cuja contribuição para a sociologia da educação foi relevante,afirma que " a Educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto". Para Durkheim a escola é
o espaço onde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Emile Durkhein
  • Emile Durkhein
  • Émile Durkhein
  • Émile durkhein
  • Émile Durkhein
  • emile durkhein
  • Émile Durkhein
  • Émile Durkhein

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!