Emile Durkheim E Fato Social 1

Páginas: 4 (912 palavras) Publicado: 29 de abril de 2015
Curso: Direito
Disciplina: _______________________
Prof. Me. Pe. José Nilton Barbosa Lapa
Émile Durkheim – Teoria do Fato Social e a Teoria do Suicídio
I.Introdução:
Émile Durkheim e suas duasPrincipais Teorias
Enquanto sociólogo, Emile Durkheim é responsável pela formulação de inúmeras teorias estudadas até hoje. Dentre essas algumas merecem grande destaque devido a genialidade de suasobservações, a validade metodológica das pesquisas e a complexidade das reflexões suscitadas. Dessa forma, destacaremos aqui duas das mais renomadas teorias deste estudioso: a teoria do fato social e a teoriado suicídio, de modo que possamos conhecer minimamente essas obras.
2.Durkheim e a Teoria do Fato Social
No que conhecemos hoje enquanto teoria do fato social, Durkheim parte do princípio de que oshomens são animais selvagens, igualmente aos demais, e que aquilo que nos difere, dando-nos humanidade é nossa capacidade de tornarmo-nos sociáveis, ou seja, aprender hábitos e costumes capazes de nosinserir no convívio de determinada sociedade. Ele chama esse processo de aprendizado dessocialização, o que formaria nossa consciência coletiva, nos dando  orientações em termos de moral ecomportamento nessa vida em sociedade. A todas essas informações ele chamou “fatos sociais”, apontando-os como verdadeiros objetos da sociologia. Nosso comportamento, moral, noção de coletividade e sociedade, etudo aquilo que aprendemos nesse processo de inserção na vida social.
No entanto, nem toda ação humana configura-se num fato social. Para tanto deve atender a três características apontadas pelosociólogo: generalidade, exterioridade e coercitividade.
Generalidade relaciona-se a existência desse fato para o coletivo social, e não apenas ao individuo.
Exterioridade refere-se ao fato de essespadrões culturais serem exteriores ao individuo e independentes de sua consciência.
Coercitividade trata da força que esses padrões exercem, obrigando seu cumprimento.
Isso tudo então diz respeito a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fato social –émile durkheim
  • Emile Durkheim e o Fato Social
  • Fato Social
  • Fato social
  • Emile Durkheim: Fatos Sociais
  • A sociologia de Émile Durkheim: Fatos sociais
  • O que é fato social-resumo emile durkheim
  • O conceito de fato social para Emile Durkheim

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!