emfermagem

Páginas: 5 (1050 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2014
Preparação
O iodo radioativo é administrado por via oral. As quantidades serão determinadas pelo médico responsável pelo tratamento. Para doses acima de 30mCi (medida de atividade radioativa), é necessária a internação por alguns dias, para evitar a exposição de outras pessoas desnecessariamente. As mulheres devem constatar que não estejam grávidas, antes de receber o tratamento.
Também énecessário jejum duas horas antes de receber a dose de iodo. Em alguns casos, será recomendada uma dieta pobre em iodo por alguns dias antes do tratamento, entretanto, o procedimento adequado deverá ser recomendado pelo endocrinologista. 
É recomendado que, antes da Iodoterapia, que o paciente esclareça todas as suas dúvidas sobre o tratamento com seu médico.


Blibliografiahttp://www.ibcc.org.br/terapias-tratamentos/iodoterapia.asp


A glândula tireoide absorve praticamente todo o iodo no sangue. Quando uma dose suficiente de iodo radioativo, conhecida como o I-131, é administrada, pode destruir a glândula tireoide e quaisquer outras células cancerígenas da tireoide, com pouco ou nenhum efeito colateral para o corpo.
Este tratamento pode ser utilizado para a ablação dequalquer tecido da tireoide remanescente da cirurgia ou para tratar o câncer de tireoide que se disseminou para os gânglios linfáticos ou outros órgãos.
A iodoterapia é amplamente indicada para pacientes com câncer de tireoide papilar ou folicular (câncer diferenciado da tireoide). A iodoterapia não pode ser usada para tratar carcinomas anaplásicos e medulares da tireoide, porque estes tipos decâncer não captam o iodo.
Riscos e Efeitos Colaterais
Dependendo da dose de iodo radioativo administrada, pode ser necessária a internação do paciente, geralmente em um quarto especial para impedir que outras pessoas sejam expostas à radiação.
Os efeitos colaterais a curto prazo podem incluir:
Sensibilidade no pescoço.
Náuseas e dores de estômago.
Inchaço e sensibilidade nas glândulas salivares.Boca seca.
Alterações no paladar.
Dor.
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/iodoterapia-para-o-cancer-de-tireoide/1887/236/



O tratamento radioterápico utiliza radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das células anormais que formam um tumor. Existem vários tipos de radiação, porém as mais utilizadas são as eletromagnéticas (RaiosX ou Raios gama) e os elétrons(disponíveis em aceleradores lineares de alta energia). Esse tipo de radioterapia é frequentemente utilizado no tratamento do câncer de tireoide medular ou anaplásico.
Se um tumor não responde a iodoterapia, a radioterapia pode ser realizada para o tratamento do câncer ou para reduzir a chance de uma recidiva local ou uma metástase.
O tratamento é realizado durante várias semanas sendo que, o número desessões será determinado pelo médico.
Efeitos Colaterais
A principal desvantagem deste tratamento é que a radiação pode também destruir o tecido saudável. Alguns pacientes podem apresentar efeitos colaterais, como alterações na pele, dificuldade para engolir, rouquidão e fadiga.


http://www.oncoguia.org.br/conteudo/tratamento-radioterapico-do-cancer-de-tireoide/1889/236/



Bócio é oaumento de volume da tireoide devido ao hipotireoidismo ou hipertireoidismo. Esse aumento de volume pode também ser notado no pescoço.

Pacientes costumam sentir dificuldade para engolir alimentos e respira, tosse e rouquidão, entre outros sintomas.


Qual alimento é bom para melhorar a falta de iodo no corpo?
Não existem alimentos que melhoram a produção de hormônios da tireoide (T3 e T4), anão ser que você não esteja ingerindo iodo por um bom tempo. O corpo tem uma reserva de iodo suficiente para aproximadamente 6 meses sem a sua ingestão


O que é hipertireoidismo? Quais os sintomas?

O hipertireoidismo ocorre quando há uma produção excessiva dos hormônios da tireoide (T3 e T4). No hipertireoidismo a glândula tireoide está superativa.

Os sintomas do hipertireoidismo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Emfermagem
  • emfermagem
  • Emfermagem
  • Emfermagem
  • emfermagem
  • emfermagem
  • emfermagem
  • Emfermagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!