emfermagem

Páginas: 13 (3209 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2013
 Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema familiar, social, político e organizacional. Segundo Ferreira (1993), conflito significa luta, combate, guerra, desavença, discórdia. Muito mais do que isto, conflito é definido como tudo aquilo que podeinterferir na conquista dos desejos, vontades, metas ou objetivos. Nesse sentido, o conflito configura-se, em especial, com a perda do controle sobre determinada situação, que compromete o domínio instituído ou almejado e que contrarie os interesses dos indivíduos, grupos ou instituições.
Espera que o profissional tenha capacidade para trabalhar com conflitos, encarar problemas,negociar, dialogar, argumentar e propor mudanças, com estratégias que o aproximem da equipe e do cliente, contribuindo para a qualidade da assistência prestada, ou seja, espera-se do profissional da enfermagem tenha capacidade para gerenciar e assistir simultaneamente, portanto as tendências e propostas para a gerência de enfermagem contemporânea só terão aplicação se o próprio enfermeirocompreender que administrar também é cuidar. Os profissionais que, ao longo do tempo, estabelecer limites entre a clínica e a gerência, não mais correspondem ao perfil exigido pelo mercado atual.
Habilidade de saber tornar claro seu interesse sem indicar necessariamente quanto pretende pagar por ele. O diferencial no processo de negociação é romper com o paradigma conservador que se baseia numanegociação no estilo perde-ganha, ou seja, para que uma das partes saia ganhando a outra tem que perder. E demonstrar uma nova habilidade no processo de negociação onde pode ser demonstrado por um novo estilo ganha-ganha, ou seja, quando as duas partes ganham algo no processo.

Na dinâmica das organizações de saúde, é de fundamental importância, para o profissional enfermeiro, saber gerenciar conflitose fazer negociações. A palavra conflito, termo originado do latim “conflictu”, em geral está associado a situações de briga e injúria, ou seja, a maioria só identifica-o por seu lado negativo e destruidor de relações, mas seu conceito deve ser mais amplo, mostrando seu lado positivo, o qual está relacionado à oportunidade de busca de soluções alternativas que possam agradar mais de uma daspartes, sendo sua origem em qualquer ambiente propício a disputas por recursos, reconhecimentos, progressos ou recompensas.
Os conflitos sempre existiram e estarão presentes no cotidiano das organizações, no entanto, a partir da década de 70, o conflito foi reconhecido como uma necessidade, e as organizações o viram como forma de crescimento, definindo assim, que o conflito não é mau, nem ruim, mascapaz de gerar crescimento ou destruição, dependendo de como for administrado.
Cabe a cada participante do conflito, o preparo para enfrentá-lo, e assim não estendê-lo além do problema original, cabendo-lhe aceitar que seus interesses, são tão importante quanto os da outra parte. Quanto mais despreparada as partes envolvidas, maior se tornará o conflito.
Kurcgant e Ciampone, trazem apossibilidade do gerenciamento do conflito em quatro possíveis formas: acomodação, dominação, barganha e solução interativa de problemas. A da acomodação onde se encobre problemas, mantendo uma aparente harmonia entre as relações, o que desencadeia sintomas crescentes que irão ressurgir numa situação posterior, juntamente com uma grande carga efetiva; a da dominação é aquela que o poder é extremo e anegociação não ocorre, onde uma das partes, a mais forte, impõe sua solução, deixando a outra parte com sentimentos de desvalorização; a da barganha onde cada uma das partes cede um pouco para solucionar o problema, assegurando os pontos mais importantes de ambas as partes; e por fim a da solução interativa de problemas que busca satisfazer todas as partes envolvidas com soluços alternativas, sendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Emfermagem
  • emfermagem
  • Emfermagem
  • Emfermagem
  • emfermagem
  • emfermagem
  • emfermagem
  • Emfermagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!