EME502 - Relatorio 2

2283 palavras 10 páginas
1. RESUMO
Um medidor de vazão é todo dispositivo que permite, de forma indireta, determinar o volume de fluido que passa através de uma dada seção de escoamento por unidade de tempo. Diversos são os métodos e os instrumentos utilizados para medição de vazão em condutos sob pressão e canais artificiais ou naturais.
O princípio de funcionamento de um medidor de vazão pode ser baseado em um dos seguintes fundamentos: Pesagem, Efeito da força de arrasto, Equação da Energia.
Com o desenvolvimento tecnológico dos transdutores de pressão e dos sistemas informatizados de aquisição e tratamento de dados, está se buscando desenvolver um instrumento que conectado ao sistema de aquisição possibilita a medição de vazão através da determinação da velocidade do escoamento mediante a aquisição, em tempo quase real, das pressões totais e estáticas do escoamento em diversas seções do conduto ou canal.

2. OBJETIVO
O objetivo central desta experiência é determinar a vazão volumétrica na tubulação de saída do tanque de pressão e o coeficiente de descarga de um medidor de Venturi.

3. FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Na medição da vazão temos que o princípio de funcionamento baseia-se no uso de uma mudança de área de escoamento, através de uma redução de diâmetro (conhecido como garganta) ou de um obstáculo, ou ainda através de uma mudança na direção do escoamento. Estas mudanças de área ou de direção provocam uma aceleração local do escoamento, alterando a velocidade e, em consequência, a pressão local. A variação de pressão é proporcional ao quadrado da vazão. São medidores já bastante conhecidos, normalizados e de baixo custo. Estima-se que abranjam 50% de utilização na medição de vazão de líquidos. São compostos de um elemento primário e um elemento secundário. O elemento primário está associado à própria tubulação, interferindo com o escoamento e fornecendo o diferencial de pressão. O elemento secundário é o responsável pela leitura deste diferencial e pode ser um

Relacionados

  • engenharia
    35958 palavras | 144 páginas