embuscadeumnveladequadonousodasferramentaseconceitostecnolgicos 100523124042 phpapp01

2719 palavras 11 páginas
UFRPE/LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO Página |1

EM BUSCA DE UM NÍVEL ADEQUADO NO USO DAS FERRAMENTAS E
CONCEITOS TECNOLÓGICOS
Antonio Carlos Magno Guedes de Andrade Lima
E-mail: carlos_guedes_@hotmail.com

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre o uso da tecnologia em sala de aula e conceitos tecnológicos, dando ênfase no nível considerado adequado dessa utilização . Destaca-se a importância do preparo do professor para novas tecnologias, usando-as de acordo com as suas virtudes e limitações, mostrando que os recursos dever ser meios que facilitem a aprendiz e não seja tidos como simples objetos.
De forma geral indicamos alguns exemplos de bom uso das tecnologias, porém sabemos que para toda regra existe uma exceção, desse modo é necessário conhecer os alunos (seus desejos/necessidades) para escolher os melhores meios de alcançar os objetivos.

Para começar podemos nos perguntar : - O que significa adequado?
Quando e onde devemos usar tais ferramentas e conceitos em sala de aula?
Segundo o dicionário Aurélio , adequar significa tornar próprio , conveniente , adaptar-se ou melhor dizendo ajustar-se as coisas. Assim como foi e é a evolução das espécies que se ajustaram (adaptaram) ao ambiente , é também com a tecnologia, que deve se adequar a nós assim como nós a ela. E esse processo não acontece de uma hora para outra, pois exige de nós esforço e orientações adequadas de quem entende e trabalha com tecnologia.
Segundo Vani Moreira Kenski (2007:19) ”As tecnologias invadem as nossas vidas, ampliam a nossa memória, garantem novas possibilidades de bemestar e fragilizam as capacidades naturais do ser humano. ”
Nota-se que se fala muito em computação, internet, informática, etc.
Tornando-se evidente que não podemos mas viver sem a tecnologia, pois os processos tecnológicos criaram ferramentas indispensáveis, assim

como os

UFRPE/LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO Página |2

computadores, palmtops, scanners, jogos, etc. No entanto vale salientar que isso tanto fez bem a

Relacionados