Embriologia cap. 1 ao 9

Páginas: 274 (68330 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
1
Introdução à Embriologia Humana
Estágios do Desenvolvimento Humano Importância da Embriologia Aspectos Históricos Termos Descritivos Questões de Orientação Clínica
1

2 ■ INTRODUÇÃO A EMBRIOLOGIA HUMANA
* O desenvolvimento humano é um processo contínuo que começa quando um ovócito de uma mulher é fertilizado por um espermatozóide de um homem. O desenvolvimento envolve muitasmodificações que transformam uma única célula, o zigo- to (ovo fertilizado), em um ser humano multicclular. A maioria das transformações do desenvolvimento ocorre antes do nascimento, mas mudanças importantes também ocorrem durante os períodos posteriores do desenvolvimento: infante, infância, adolescência e maturidade (adulto).
A embriologia humana é a ciência que estuda a origem e o desenvolvimento de umser humano de um zigoto até o nascimento de um infante. O estudo da embriologia cobre o espaço entre o desenvolvimento pré-natal e a obstetrícia, medicina pe- rinatal, pediatria c anatomia clínica.
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Apesar de o desenvolvimento humano ser, em geral, dividido em pré-natal (àntes do nascimento) e pós-natal (após o nascimento), o desenvolvimento é um contínuo que seinicia na fertilização (concepção). O nascimento é um acontecimento dramático no desenvolvimento, que resulta em uma mudança no ambiente. O desenvolvimento não cessa com o nascimento', importantes mudanças do desenvolvimento ocorrem após o nascimento — a formação dos dentes e, nas mulheres, as mamas, por exemplo. A maioria das transformações do desenvolvimento já terminou aos 25 anos. Os estágiosdo desenvolvimento que ocorrem antes do nascimento estão ilustrados nas Etapas do Desenvolvimento Humana Pré-natal (Figs. 1.1 e 1.2). A seguir, apresentamos uma lista explicando os termos usados nestas figuras e nas discussões subseqüentes.
Terminologia Embriológica
A maioria dos termos embriológicos origina-se do latim (lat.) ou do grego (gr.). A compreensão da origem dos termos ajuda, comfreqüência, a memorizá-los. O termo zigoto, por exemplo, deriva da palavra grega zygotos, que significa união, indicando que o espermatozóide e o ovócito se uniram para formar uma nova célula, o zigoto.
Ovócito (do lat. ovum, ovo). Este termo refere-se à célula ger- minativa, ou sexual, feminina, produzida no ovário. Quando maduro, o ovócito é denominado ovócito secundário, ou maduro. Um ovoinviável refere-se a um embrião inicial cujo desenvolvimento cessou. Apesar de o embrião estar morto, os outros produtos da concepção, o saco coriônico (da gestação), por exemplo. podem sobreviver por várias semanas.
Espermatozóide. Este termo refere-se à célula germinativa. ou sexual, masculina produzida pelo testículo. Durante a ejaculação, os espermatozóides são expelidos pela uretra masculina.Zigoto. Esta célula, formada pela união de um ovócito com um espermatozóide, é o início dc um novo ser humano (i.e.. um embrião). A expressão ovo fertilizado refere-se a um ovócito secundário que foi penetrado por um espermatozóide; no fim da fertilização, o ovócito torna-se um zigoto.
Fertilização ou Idade da Concepção. É difícil determinar com exatidão quando ocorre a fertilização (concepção), poiseste processo não pode ser observado in vivo (dentro do corpo vivo). Os médicos calculam a idade do embrião ou feto a partir do primeiro dia do último período menstruai normal (LNMP). Esta é a idade de gestação, que é cerca de 2 semanas mais velha do que a idade da fertilização porque o ovócito somente é fertilizado cerca de 2 semanas após a menstruação anterior (Fig. 1.1). Conseqüentemente,quando um médico diz a idade de um embrião ou feto, deve deduzir-se 2 semanas para determinar a idade real. ou da fertilização, do ser humano em desenvolvimento.
Clivagem. A divisão mitótica das células, ou clivagem, do zigoto forma as células embrionárias denominadas blastôme- ros. O tamanho do embrião inicial permanece o mesmo, pois os blastómeros diminuem de tamanho a cada divisão celular...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cap Tulo 9 1
  • EMBRIOLOGIA 9 ao nascimento OK x 1 1
  • adam smith, cap 1 e 9
  • Politica LIVRO II Cap 1 A 9
  • Teorias da personalidade prefacio cap 1 a 9
  • Embriologia 1
  • embriologia 1
  • Embriologia 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!