ESPERMIOGENESE

Páginas: 5 (1246 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
ESPERMIOGÊNESE
1 ESPERMIOGÊNESE
1.1 CONCEITO
Espemiogênese é o processo de desenvolvimento e maturação dos espermatozoides para que possam atingir a fecundidade. De acordo com Maia (2006, pag.33) ocorre da seguinte forma:
“As transformações que levam as espermátides a dar origem aos espermatozoides constituem a espermiogênese e compreendem: condensação da cromatina nuclear na cabeçadoespermatozoide; formação do capuz acrossômico; posicionamento das mitocôndrias na peça intermediária; formação da cauda e, finalmente eliminação das porções desnecessárias do citoplasma. [...]”.

O espermatozóide é formado de partes que o dividem, de acordo com Maia (2006, pag.33) um espermatozoide adulto é formado e dividido em três partes. “O espermatozoide é uma célula alongada, medindo de 65micra; é constituído pela cabeça, peça intermediária e cauda”.
MAIA, George Doyle. Embriologia Humana. 1.ed. São Paulo: Atheneu, 2006. (cap.27)

A ejaculação e as contrações dos músculos expulsam os espermatozóides do epidídimo. O epidídimo é como se fosse uma câmara de armazenamento para os espermatozóides, podemos ver como funciona a partir da explicação de Rosso e Lopes (2005, pag.132).“Chegando ao epidídimo vão sendo acumulados na pequena quantidade da secreção ali existente. O epidídimo funciona como uma espécie de câmara de armazenamento e maturação, pois, é durante a sua permanência neste ponto das vias genitais que espermatozoides atingem a plenitude de sua capacidade fecundante”.
Os espermatozóides a partir de células chamadas espermatides. Rosso e Lopes (2005, pag.132) afirmamque “inicia-se agorauma fase sem divisão celular, denominada espermiogênese, em que espermátides se transformam em espermatozóides [...]”.
LOPES, Sonia; ROSSO, Sérgio. Biologia Volume Único. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2005

1.2 FUNÇÃO
O órgão genital masculino é reprodutor, assim por sua vez tendo a função de fertilizar, reproduzir e gerar novos seres no qual o processo de gametas tantomasculinos quanto feminino se fundem de acordo com Maia (2006, pag.27) “O aparelho genital masculino é constituídos pelos testículos, que tem como função produzir gametas (espermatozóides) [...].”
De acordo com os conceitos científicos e dos saberes comuns, sabemos que a função natural de reproduzir é através do aparelho genital masculino e é possível somente na puberdade, pois na infância os hormôniosestão inatos, Como afirma Maia (2006, pag.30)
“Ao testículos praticamente inativos durante a infância. Na puberdade sobre a ação dos hormônios gonadotróficos, os mesmos já descritos no sexo feminino, isto é, hormônio folículo estimulante e hormônio luteinizante, entram em atividade. O HFE atua sobre o epitélio dos tubos seminíferos, dando inicio a produção de espermatozoides, enquanto o LH iráativar as células de Luding, levando-as a secretar testosterona, o hormônio sexual masculino”.
MAIA, George Doyle. Embriologia Humana. 1.ed. São Paulo: Atheneu, 2006. (cap.27)

Através da ejaculação, são lançados milhões de espermatozoides mais apenas um consegue chegar e penetrar no colo do útero. Segundo Sadler (2005) “Somente 1% depositados na vagina penetram no colo do útero, no qual ele podesobreviver por muitas horas. [...].” (pag.33)
Como os espermatozóides conseguem sobreviver por muitas horas na vagina, como que em um processo natural e a liberação de enzimas e proteínas, somente os espermatozoides capacitados conseguem passar pelas células. Nestas condições o espermatozoide não conseguem fertilizar o oócito logo na sua chegada ao utero. Conforme observamos o conhecimento deSadler (2005).
“Os espermatozoides não conseguem fertilizar o oócito logo que chegam no trato genital feminino. Já que tem que passar pela capacitação e reação cromossômica para adquirir essa capacidade [...].” (pag.23)
SADLER, T.W. Embriologia Médica. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 2005. (cap.1)

1.3 ESTRUTURA (MINHA PARTE, CONCLUIR)


1.4 PATOLOGIAS
A infertilidade esta ligada a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Espermatogênese & Espermiogênese

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!