embriologia 1

Páginas: 4 (787 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2015

Músculos lisos
As fibras musculares lisas diferenciam-se do Mesoderma Esplâncnico que envolve o endoderma do intestino primitivo e seus derivados.
O músculo liso da parede de muitos vasossanguíneos e linfáticos forma-se do mesoderma somático, já os músculos da íris (o dilatador e o esfíncter da pupila) e também as células mioepiteliais das glândulas mamárias e sudoríparas são derivados decélulas mesenquimais que se originam no ectoderma.
O músculo cardíaco desenvolve-se do mesoderma lateral link primeiras semanas cintia, que origina o mesênquima que envolve o Tubo Cardíaco emdesenvolvimento.

Músculo cardíaco
As fibras musculares cardíacas originam-se por diferenciação e crescimento de células isoladas com formação de novos miofilamentos, diferentemente das fibras muscularesesqueléticas que resultam da fusão de células. Os mioblastos aderem-se uns aos outros tal como no desenvolvimento do músculo esquelético, sem que as membranas celulares sofram desintegração;essas áreas de adesãooriginam os discos intercalares.
No período embrionário, são formados feixes especiais de células musculares atípicas (fibras de Purkinje) que formam o sistema de condução do coração.Músculo esquelético
No embrião, tanto os músculos estriados do tronco quanto dos membros têm origem no mesoderma paraxial segmentado (os somitos) embora sejam formados de maneira distinta : músculosesqueléticos do tronco são derivados dos mioblastos do mesoderma das regiões do miótomo (Figura 1) dos somitos (Figuras 2 e 3), já os músculos dos membros desenvolvem-se a partir de células precursoras quemigram para o broto dos membros a partir da parte ventral do dermomiótomo dos somitos. Essas células são inicialmente de natureza epitelial, e após a transformação epitélio-mesenquimal, migram para oprimórdio do membro.
O que os somitos originam?
Os somitos são estruturas segmentadas derivadas do mesoderma paraxial. Depois de se formarem, as células da parte ventromedial do somito passarão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Embriologia 1
  • ATIVIDADE 1 Embriologia 1
  • Embriologia cap. 1 ao 9
  • 1 Introdu o ao estudo da embriologia
  • embriologia 1 a 8 semana
  • Embriologia 2015 1
  • Embriologia do Cavalo (1-3 meses)
  • 1 UNIDADE Introdu o ao estudo da Embriologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!