Em Althusser

Páginas: 4 (822 palavras) Publicado: 9 de abril de 2015
Em Althusser
\ Em Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado (1970), Althusser afirma que, para manter sua dominação, a classe dominante gera mecanismos de perpetuação ou de reprodução dascondições materiais, ideológicas e políticas de exploração. E aí então que entra o papel do Estado que, através de seus Aparelhos Repressores! — ARE — (compreendendo o governo, a administração, o Exercito, apolicia, os tribunais, as prisões etc. ) e Aparelhos Ideológicos ; — AIE — (compreendendo instituições tais como: a religião, a escola, a família, o direito, a político, o sindicato, a cultura, ainformação), intervém ou pela repressão ou pela ideologia, tentando forçar a classe dominada a submeter-se as relações e condições de exploração. , Dentre as diferenças que Althusser estabelece entre osARE e os AIE estaria sua forma de funcionamento: enquanto que os primeiros "funcionam de uma maneira massivamente prevalente pela repressão (inclusive física), embora funcione secundariamente pelaideologia"; inversamente os segundos "funcionam de um modo massivamente prevalente pela ideologia, embora funcionando secundariamente pela repressão, mesmo que no limite, mas apenas no limite, esta sejabastante atenuada, dissimulada ou ate simbólica" (p. 47).
Althusser assinala que como todo funcionamento da ideologia dominante estd concentrado nos AIE, a hegemonia ideológica exercida através deles eimportante para se criarem as condições necessárias para reprodução das relações de produção.
Na segunda parte de seu ensaio, Althusser retoma as indagações sobre o conceito de ideologia, mas não maissob o enfoque da problemática dos AIE e da reprodução que gira em torno de um uso específico do conceito, o de "ideologia dominante". Nessa parte do seu estudo, ele vai se aplicar a conceituação doque entende por ideologia em geral, que lhe e distinta das ideologias particulares, "que exprimem sempre, seja qual for a sua forma (religiosa, moral, jurídica, política), posições de classe" (p....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Althusser
  • Althusser
  • Althusser
  • Althusser
  • Louis Althusser
  • althusser resenha
  • LOUIS ALTHUSSER
  • Durkheim E Althusser

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!