Emílio Garrastazu Médici

Páginas: 2 (378 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Emílio Garrastazu Médici nasceu em Bagé, no Rio Grande do Sul, no dia 4 de dezembro de 1905. Em 1957 assumiu a chefia do Estado Maior da 3° Região Militar de Porto Alegre, e em 1961 foi promovido ageneral-de-brigada. Apoiou o golpe de 1964, que depôs o presidente João Goulart.
Emílio Garrastazu Médici assumiu a presidência da república em 30 de outubro de 1969 com 64 anos, tendo comovice-presidente o Almirante Augusto Rademaker. Por meio de eleição indireta recebeu 239 votos e teve sua posse em sessão conjunta do congresso Nacional precedida pelo Senador Gilberto Marinho.
O chamado“milagre econômico” foi marcado pela realização de grandes obras da iniciativa pública. Obras de porte faraônico como a rodovia Transamazônica, a ponte Rio-Niterói e Usina Hidrelétrica de Itaipu passavam aimpressão de um país que se modernizava a passos largos (que representou uma significativa melhora na economia brasileira, com aumento do PIB estabilização da inflação em índices inferiores a 20%,aumento da produção industrial, melhora dos níveis de emprego e do mercado interno).
Entretanto, a euforia desenvolvimentista era custeada por meio de enormes quantidades de dinheiro obtidas por meio deempréstimos que alcançaram a cifra dos 10 bilhões de dólares. O crescimento geral da economia, e da indústria automobilística em especial, gerava novos empregos, possibilitava o desenvolvimento deoutros setores econômicos e aumentava a arrecadação do Estado através dos impostos. O comércio exterior cresceu em níveis recordes e a produção industrial cada vez mais ganhava espaço nos mercadosmundiais. O Brasil tornava-se uma potência econômica do mundo.
Entretanto, “o milagre econômico” esvaiu com a mesma velocidade que empolgou. No ano de 1973, uma crise internacional do petróleo escancarou asfraquezas da nossa economia dando fim a toda empolgação. Na época, o Brasil importava mais da metade dos combustíveis que produzia e, por isso, não resistiu ao impacto causado pela alta nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EMÍLIO GARRASTAZU MÉDICI
  • Governo de emilio garrastazu medici
  • Turma General Emílio Garrastazu Médici
  • Ditadura
  • Emílio Garrastazu
  • Emilio Médici
  • Emilio Medici
  • Medici

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!