Eliz Ngela Fernandes Motta Neves Fichamento

374 palavras 2 páginas
Elizângela Fernandes Motta Neves

FICHAMENTO
“CONTAR HISTÓRIAS: UMA ARTE SEM IDADE” DE BETTY COELHO

Cachoeiro de Itapemirim
2014
Referência Bibliográfica:
SILVA, Coelho Betty Maria. Técnicas de como contar história. Contar história uma arte sem idade. 10 ed. São Paulo: Ática, 1999.

O livro “Contar Histórias: Uma Arte Sem Idade” De Betty Coelho mostra a importância de se contar histórias e o quanto pode ser prazeroso, mas que para isso é preciso planejar qual e como será a historia a ser contada.

Capitulo 1: Escolha da História – “A história é o mesmo que um quadro artístico de uma bonita peça musical: não poderemos descrevê-los ou executá-los bem se não os apreciar-mos. Se a historia não nos desperta a sensibilidade, a emoção, não iremos contá-la com sucesso.” (p:14)
\\ é preciso gostar da historia e entende-la para então transmitir aos seus ouvintes.\\

Capitulo 2: Estudo da história – “Estudar história é, em primeiro lugar, divertir-se com ela, captar a mensagem que nela está implícita, e em seguida, após algumas leituras, identificar os seus elementos essenciais, isto é, que constituem a sua estrutura.” (p:21)

Capitulo 3: Formas de apresentação das histórias – “Cada recurso tem suas vantagens específicas e requer uma técnica especial.” (p:31)
Esses recursos podem ser:
Uma simples narrativa: somente expressão corporal;
Livros: tornam as historias mais ricas com ilustrações;
Gravuras: imagens ampliadas. Permitem que os pequenos observem os detalhes das imagens e desenvolvam sua criatividade;
Flanelógrafo: recurso visual, onde os personagens entram e saem de cena;
Desenhos: feitos na lousa pelo narrador e com a participação dos ouvintes.

Capitulo 4: A narração da historia – “Antes da narrativa, o narrador precisa conhecer o local e informar-se da clientela prevista, numero e faixa etária dos ouvintes. Isto quando se trata, e óbvio de ambiente diferente do habitual: um auditório, salão de festas, igreja, hospital, praça pública,

Relacionados