elevador de naftalina

Páginas: 2 (354 palavras) Publicado: 1 de julho de 2014
Materiais
Garrafa transparente;
Água;
Comprimido antiácido efervescente (Lisonjaria) ou bicarbonato de sódio;
Bolinhas de naftalina.


Experimento
Encha 2/3 do recipiente com água e adicionealgumas bolhinhas de naftalina. Tome cuidado para não entrar em contato com a pele. Observe se algo ocorre e então adicione o comprimido antiácido. Formam-se bolhas e as bolinhas começam a subir edescer. Parecendo um elevador de naftalina.
  
Explicação Científica
A naftalina afunda na água pois possui uma densidade maior (é mais pesada) que a da água. Ao adicionar o comprimido efervescentecomeça a liberação de um gás, o gás carbônico. As bolhas do gás se grudam as bolinhas, e por possuir densidade bem menor (ser mais leve) que a da água, sobe e ao chegar no topo as bolhas se desprendem esão liberadas no ambiente, assim a bolinha volta novamente ao fundo, recomeçando a “reação”. Esse processo ocorre enquanto houver a liberação de CO2 do comprimido, quando cessar, a naftalina voltaráao fundo do recipiente.
Materiais
Garrafa transparente;
Água;
Comprimido antiácido efervescente (Lisonjaria) ou bicarbonato de sódio;
Bolinhas de naftalina.


Experimento
Encha 2/3 dorecipiente com água e adicione algumas bolhinhas de naftalina. Tome cuidado para não entrar em contato com a pele. Observe se algo ocorre e então adicione o comprimido antiácido. Formam-se bolhas e asbolinhas começam a subir e descer. Parecendo um elevador de naftalina.
  
Explicação Científica
A naftalina afunda na água pois possui uma densidade maior (é mais pesada) que a da água. Ao adicionar ocomprimido efervescente começa a liberação de um gás, o gás carbônico. As bolhas do gás se grudam as bolinhas, e por possuir densidade bem menor (ser mais leve) que a da água, sobe e ao chegar no topoas bolhas se desprendem e são liberadas no ambiente, assim a bolinha volta novamente ao fundo, recomeçando a “reação”. Esse processo ocorre enquanto houver a liberação de CO2 do comprimido, quando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • elevador de naftalina
  • Elevador de Naftalina
  • Densidade do ovo e elevador de Naftalina
  • RELATORIO ELEVADOR DE NAFTALINA
  • relatório sobre a experiência "Elevador de Naftalinas"
  • Plano de aula ( experiencia: ELEVADOR DE NAFTALINAS)
  • Naftalina
  • Naftalina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!