ELEVADOR DE MOTO

2161 palavras 9 páginas
1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho ora apresentado como Atividade Pratica Supervisionado nos fora proposto para demonstrarmos conhecimentos adquiridos através de algumas matérias especificas, estudadas no decorrer do curso acadêmico de
Engenharia Mecânica.
O tema desta APS: Elevador Pneumático para Motos determinado pela coordenação do curso, nos desafia a projetar, fabricar e montar um protótipo e, apresentar o mesmo com suas funções aqui descritas, sendo acompanhado a este trabalho teórico descrevendo tópicos importantes e buscando principalmente atender o máximo das exigências de nossos orientadores e examinadores.

4

2 DESENVOLVIMENTO

A prestação dos serviços de manutenção em motocicletas, apesar de parecer uma atividade simples, necessita de meios ágeis e seguros para a sua execução.
Como as oficinas de moto possuem um sistema de ar-comprimido, devido a situações como a calibração de pneus e limpeza de motor. O uso de elevadores com acionamento pneumáticos torna-se o mais aplicável. Desta forma, este projeto visa usar esta possibilidade de aplicação e desenvolver um conceito de elevador que atenda as necessidades dos clientes do ciclo de vida deste produto, utilizando os meios mais adequados.
A forma atual de posicionamento das motos é demorada e pouco flexível, onde a ausência de um ponto específico de fixação em algumas situações e somente de apoio, pois a integridade física do mecânico e da motocicleta ficam comprometidos. No caso de componentes de difícil acesso, o posicionamento da motocicleta obriga aos mecânicos a ficarem em posturas não ergonômicas, podendo acarretar em problemas de saúde. Em determinadas situações, onde há necessidade de inclinar a moto para a direita (do ponto de vista do piloto), como para a manutenção na tampa esquerda do motor, não necessitando assim remover todo o óleo do motor.
Como as motos possuem somente o pé de apoio na lateral esquerda, não há um meio prático para fazer isto, deste modo,

Relacionados

  • ELEVADORES GERENCIAM
    2285 palavras | 10 páginas
  • fonte de estudo
    7311 palavras | 30 páginas
  • Motores elétricos
    28794 palavras | 116 páginas