eletrostatica

Páginas: 20 (4963 palavras) Publicado: 13 de abril de 2014
Conceituação em Eletrostática e Eletrodinâmica – Biofísica
Teoria e Criadores
No século VI a.C., o grego Thales de Mileto descobriu uma resina fóssil, cujo o nome em grego é elektron, que adquiria a propriedade de atrair corpos leves quando atritada na lã. Esse fato ficou praticamente esquecido até 1600, quando o médico inglês Wiliam Gilbert (1544 – 1603), retomando as observações de Thales,inventou o pêndulo elétrico, o que tornou possível a observação de uma serie de fenômenos que se transformaram na base da Eletricidade.
Os estudos nesse campo evoluíram com Otto Von Guericke (1602-1686), que observou a repulsão entre cargas elétricas. Somente por volta de 1730 o pesquisador francês Charles Du Fay (1698 – 1739) demonstrou claramente que a força elétrica podia ser atrativa ourepulsiva. Na metade do século XVIII, Benjamin Franklin, estadista e cientista americano, admite a transferência de eletricidade de um corpo para outro, quando são atritados, imagina a eletricidade como um fluido e se refere aos estados elétricos como um excesso ou uma deficiência desse fluido. Ao excesso atribui sinal positivo (+) e a falta, sinal negativo (-).
No final do século XVIII o FrancesCharles Augustin de Coulomb (1736-1806), utilizando a balança de torção, formulou a lei da força elétrica, conhecida como lei de Colomb.
As noções de campo elétrico, potencial elétrico e capacitância foram introduzidas através dos teoremas de Gauss, de Laplace e de Poisson.
A eletricidade dinâmica se desenvolve com a descoberta da pilha, por Alexandre Volta (1745-1826), em 1800, revelando a correnteelétrica e a resistência elétrica. Tornou-se necessário medir essas grandezas e outras, situações que interessou a Ampère, Ohm, Pouillet, Joule, Faraday e Kirchhoff, cujos trabalhos permitiram a construção de equipamentos como o amperímetro e o Voltímetro.
A descoberta da corrente reativou os conhecimentos sobre fenômenos magnéticos já conhecidos muitos séculos antes da descoberta de Thales deMileto. Acredita-se que foram observados pela primeira vez numa antiga cidade da Ásia menor, chamada Magnésia, de onde teriam e originado os termos: magnetita, magnético, magnetismo etc.
Em 1820, o físico dinamarquês Hans Christian Oersted (1777 – 1851) verificou que uma bússola magnética sofria deflexão quando colocada nas vizinhanças de um fio conduzindo uma corrente elétrica. Tal observação,relacionando eletricidade e magnetismo, levou muitos cientistas ilustres, entre os quais Michael Faraday (1791 – 1867), Lorentz, Biot, Savart, Amapère, Joseph Henry, Edwin Hall, Lenz, a fazer pesquisas que conduziram à demonstração de que existe uma Interligação entre eletricidade e magnetismo.
Essas descobertas introduziram uma revolução econômica e industrial proporcionando o bem-estar de quedesfrutamos hoje; graças a elas, dispomos de televisores, telefones, computadores, rádios, motores etc e vários equipamentos de uso diário.


A Carga Elétrica
A matéria é formada de pequenas partículas, os átomos. Cada átomo, por sua vez, é constituído de partículas ainda menores, os prótons, os elétrons e os nêutrons. Os prótons e os nêutrons localizam-se na parte central do átomo, e formam ochamado núcleo. Os elétrons giram em torno do núcleo na região chamada eletrosfera. Os prótons e os elétrons apresentam uma importante propriedade física, a carga elétrica. A carga elétrica do próton e a do elétron têm a mesma intensidade, mas sinais contrários. A carga do próton é positiva e a do elétron, negativa.
Eletrização – É o processo de retirar ou acrescentar elétrons a um corpo neutropara que este passe a estar eletrizado. Ultima camada de Valência.













Num átomo não existe predominância de cargas elétricas; o numero de prótons é igual ao numero de elétrons. O átomo é um sistema eletricamente neutro. Entretanto, quando ele perde ou ganha elétrons, fica eletrizado. Eletrizado positivamente quando perde elétrons e negativamente quando recebe elétrons....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eletrostatica
  • Eletrostática
  • Eletrostática
  • Elétrostatica
  • Eletrostatica
  • Eletrostática
  • Eletrostática
  • Eletrostatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!