eletrostatica

Páginas: 9 (2081 palavras) Publicado: 11 de julho de 2013
Introdução
Você sabia que certos corpos possuem uma propriedade física chamada carga elétricos, para o homem, estudar eletricidade é uma tarefa difícil, pois não possuímos um sentido capas de perceber os fenômenos elétricos que acontecem a nossa volta.
Toda matéria é formada de átomos e estes são formados de prótons e nêutrons (no núcleo) e de elétrons (naeletrosfera). Os prótons possuem carga positiva e os elétrons carga negativa.
Um corpo está carregado positivamente quando a falta de elétrons e carregado negativamente quando há excesso de elétrons.
CORPO NEUTRO --- > RETIRA ELÉTRONS --- > CORPO POSITIVO
CORPO NEUTRO --- > COLOCA ELÉTRONS --- > CORPO NEGATIVO
Então para eletrizarmos um corpo neutro basta adicionar ou retirar elétrons.
Há trêsmaneiras de fazermos isto:
ATRITO: esfregar dois corpos inicialmente neutros, provocando troca de elétrons, eletrizando-se positivamente o (corpo) que cede elétrons e negativamente o que ganha elétrons: "Adquirem cargas de mesmo valor e sinais opostos".

CONTATO: quando colocamos em contato um corpo neutro e outro eletrizado. Se o corpo eletrizado tem carga positiva o corpo neutro fica com a mesmacarga; sua carga positiva atrai o corpo neutro diminuindo sua carga.

INDUÇÃO: aproximar, sem encostar dois elementos, um neutro e outro carregado positiva ou negativamente, neste caso "as cargas diferentes se atraem e as iguais se repelem", pois as cargas do corpo neutro podem ou não ser atraídas pelo corpo eletrizado.
Muitas vezes em nosso dia-a-dia, eletrizamos corpos sem perceber, quandosecamos os talheres, esfregando o pano de prato em uma faca, por exemplo, estamos fazendo atrito; quando ligamos TV e sem querer os pelos de nossos braços são atraídos pela tela; ou quando retiramos uma blusa ou quando penteamos os cabelos.





Eletrostática

A eletrostática é a parte daFísica responsável pelo estudo das cargas elétricas em repouso. Ao longo da história, grandes pesquisadores como Tales de Mileto conseguiram verificar a existência das cargas elétricas. Segundo Maurício Ruv Lemes, foi Tales quem primeiro conseguiu verificar, em 600 a. C., que o âmbar, depois de atritado, consegue atrair fragmentos de palha.
Em 1600, o médico inglês William Gilbert (1540-1603) publicouo livro Sobre os Ímãs, sobre os Corpos Magnéticos, e sobre o Grande Ímã, a Terra. Neste livro, Gilbert faz uma analogia comparando a Terra com um enorme ímã, onde os pólos magnéticos do Globo estariam localizados junto aos pólos geográficos. Gilbert também estudou os fenômenos elétricos, chegando a concluir que existiam mais substâncias além do âmbar que possuíam propriedades eletrostáticas, deacordo com CHAIB e ASSIS (2007).
O pesquisador alemão Otto Von Guericke (1602 – 1686) conseguiu inventar a primeira máquina eletrostática, em 1672.
Já por volta de 1729, Stephen Gray descobre que alguns corpos têm propriedades condutoras de eletricidade.
Charles Augustin de Coulomb (1736 – 1806) conseguiu medir a intensidade das forças de atração ou de repulsão entre as cargas elétricas porvolta de 1777, usando uma balança de torção e enunciou a Lei de Coulomb tratando desta força.
Já em 1763, o cientista Robert Simmer (…) defendia que existiriam dois tipos de fluídos, sendo que um deles teria carga elétrica positiva e outro teria carga elétrica negativa, o que leva a uma condição de conservação da carga, conforme Lemes.
Num primeiro momento, acreditava-se que os fenômenos elétricos emagnéticos não estariam relacionados. A eletrostática tinha muito a ser descoberto, especialmente no que se refere a sua dependência com o magnetismo. Houve muitos avanços significativos, como o caso da construção da primeira pilha voltaica, criada por Alessandro Volta, em 1800. Finalmente, em 1819, o dinamarquês Hans Christian Oersted (1777 – 1851) descobre em uma aula experimental que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eletrostatica
  • Eletrostática
  • Eletrostática
  • Elétrostatica
  • Eletrostatica
  • Eletrostática
  • Eletrostática
  • Eletrostatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!