Eletromiografia

Páginas: 3 (507 palavras) Publicado: 1 de maio de 2013
Inicialmente, nenhuma contração pôde ser observada; a corrente elétrica não foi suficiente para atingir o limiar para abertura dos canais de sódio. Em seguida começa a contração isométrica, em quea fibra contrai, mas não movimenta o músculo, porque a carga ainda é maior que a força que o músculo faz. Á medida em que aumentamos a voltagem, a contração do músculo aumenta gradativamente emvirtude do maior numero de células recrutadas, e observa-se um aumento da amplitude das ondas registradas.

Em seguida começamos a variar as freqüências do estímulo; houve contrações e relaxamentossucessivos do músculo, as freqüências usadas deram tempo do músculo contrair e a bomba de cálcio recaptar Cálcio para a cisterna antes de uma nova contração.
Continuamos aumentando a freqüência; omúsculo vai aumentando a força e consegue relaxar-se parcialmente entre os estímulos, porque a bomba de cálcio não tem tempo de voltar todo o cálcio para a cisterna entre um estímulo e outro, estecálcio no citosol impede o relaxamento total do músculo.

Tétano imperfeito: o músculo vai ficando cada vez mais longe da linha de base à medida que a freqüência vai aumentando. O tempo que abomba de cálcio tem para leva-lo para as cisternas foi bastante reduzido. A troponina mantém a tropomiosina em posição, bloqueando os sítios fixadores de miosina, na actina, permitindo que ocorrarelaxamento. Este fenômeno é denominado tétano imperfeito. No gráfico, no tétano imperfeito, as ondas são contínuas, bastante próximas (freqüência alta, porém não tanto quanto o caso de tetania perfeita)e com uma diminuição gradual das amplitudes, devido à continuidade do processo, e conseqüente depleção do ATP das fibras e diminuição da força contrátil.

Tétano perfeito: O músculo não conseguemais relaxar, está contraído e travado, pois o cálcio está inundando o citosol e os abalos individuais não podem ser identificados. O cálcio se prende a troponina, o que altera a forma do complexo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eletromiografia
  • Eletromiografia
  • Eletromiografia
  • Eletromiografia
  • A ELETROMIOGRAFIA NA ANÁLISE DA POSTURA
  • Mastigação: análise pela eletromiografia e eletrognatografia. Seu uso na clínica fonoaudiológica
  • ELETROMIOGRAFIA DO EXERCICIO DE CRUCIFIXO EM DIFERENTES PLANOS E ANGULAÇÕES DE MOVIMENTO
  • Relatório de aulas práticas: escala das contrações, comprimento x tensão, inclusão das contrações e...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!