Eletroimã

Páginas: 5 (1241 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015
COLÉGIO JOÃO PAULO II – EIFM
RUA: GETÚLIO VARGAS FONE: 3646-3152


















FEIRA DE CIÊNCIAS:
ELETROÍMÃ






















PITANGA, PR
2013
CRISTOVÃO MANSANO Nº: 08
LUCAS EMANOEL Nº: 18
PEDRO JUNIOR Nº: 23
LUCAS MANCHUR Nº: 28





FEIRA DE CIÊNCIAS:
ELETROÍMÃ



Trabalho apresentado na Feira De Ciências, como requisito parcial de obtenção de nota referente ao 3º bimestre nasmatérias de Biologia, Química e Física.

Professores: Adelaine, Eliane, Roberto.







PITANGA, PR
2013

ELETROÍMÃ



INTRODUÇÃO
A ideia básica por trás de um eletroímã é extremamente simples: ao passar uma corrente elétrica por um fio, é possível criar um campo magnético. Usando este princípio simples, é possível criar todos os tipos de coisas, incluindo motores, solenoides, cabeçotes deleitura/gravação para discos rígidos e toca-fitas, alto-falantes e outras coisas mais. Neste artigo, você vai aprender como os eletroímãs funcionam e também vai ter a chance de testar vários experimentos com um Eletroímã que você pode criar sozinho.
ÍMÃ COMUM
Antes de falar sobre os eletroímãs, vamos falar sobre os ímãs normais e "permanentes" como os que colocamos na geladeira.
Os ímãs têm 2 lados,normalmente marcados com "norte" e "sul", e eles atraem coisas feitas de ferro ou aço. Provavelmente você sabe a lei fundamental de todos os ímãs: os lados opostos se atraem e os iguais se repelem. Por isso, se tiver 2 barras de ímã com extremidades marcadas "norte" e "sul", a extremidade norte de um ímã irá atrair a extremidade sul do outro. Por outro lado, a extremidade norte de um ímã irá repelir aextremidade norte do outro (e de maneira semelhante, a sul de um irá repelir a sul do outro).
Um eletroímã é muito semelhante, exceto pelo fato de que é "temporário", ou seja, o campo magnético só existe quando a corrente elétrica está passando.
ELETROÍMÃ
Um eletroímã começa com uma pilha ou bateria (ou alguma outra fonte de energia) e um fio. O que a pilha produz são os elétrons.
Se você olharqualquer pilha D (uma pilha de lanterna, por exemplo), dá para ver que há duas extremidades, uma marcada com um sinal de mais (+) e outra marcada com o sinal de menos (-). Os elétrons estão agrupados na extremidade negativa da pilha e, podem fluir para a extremidade positiva, com o auxílio de um fio.
Se você conectar um fio diretamente entre os terminais positivo e negativo de uma pilha, três coisasirão acontecer:
os elétrons irão fluir do lado negativo da pilha até o lado positivo o mais rápido que puderem;
a pilha irá descarregar bem rápido (em questão de minutos). Por esse motivo, não costuma ser uma boa ideia conectar os 2 terminais de uma pilha diretamente um ao outro, normalmente, você conecta algum tipo de carga no meio do fio. Essa carga pode ser um motor, uma lâmpada, um rádio;
umpequeno campo magnético é gerado no fio. É esse pequeno campo magnético que é a base de um eletroímã.
O eletroímã consiste em uma bobina enrolada num núcleo de ferro. A corrente elétrica, ao percorrer o fio gera um campo magnético, que atrai os clipes.
MATERIAIS UTILIZADOS
1 haste de ferro de construção ou um prego grande
5 metro de fio esmaltado 1mm (o tamanho do fio e sua espessura depende do tamanhodo prego e da intensidade da corrente elétrica)
Uma fonte de energia, que no caso foi utilizado um transformador de 18 volts.
Materiais para provar que o eletroímã atrai, foram utilizados clipes.
ESQUEMA DE MONTAGEM
1 - Pegamos o fio de cobre e descascamos a ponta dele, para haver o contato com a fonte de energia.

2 - Enrolamos o fio, dando em torno de 50 a 100 (dependa da fonte de energia)voltas no prego.




3 - Depois de enrolado, passamos uma camada de fita isolante por cima das espiras, para que elas não se soltassem,  no caso do fio ser flexível.





 4 - Depois de a fita isolante estar enrolada nas espiras, centralizamos o fio de cobre já compacto no prego, para que sobrassem as duas pontas do prego de forma bem ampla.

5 -  Em seguida, descascamos as duas extremidades do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eletroimã
  • Eletroima
  • Eletroímã
  • O que é um eletroímã
  • Eletroimã
  • Eletroima
  • eletroima
  • Eletroimã

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!