Eletrocardiograma

Páginas: 5 (1144 palavras) Publicado: 8 de maio de 2013
O Eletrocardiograma Normal
O eletrocardiograma (ECG) é o registro dos sinais elétricos emitidos durante a atividade cardíaca, refletindo a atividade do coração e, portanto, oferecendo informações acerca da função cardíaca, sendo inscrito sobre uma linha de papel quadriculado, de modo que obtemos um registro contínuo da atividade cardíaca.

O eletrocardiograma fornece informações sobre osimpulsos do coração, e estes impulsos coincidem com cada fase da estimulação cardíaca. Além de oferecer informações sobre o funcionamento cardíaco, o eletrocardiograma mostra também as fases de repouso e de recuperação.

Na monitorização eletrocardiográfica são utilizados eletrodos que são colocados no tórax do paciente, para receber a corrente elétrica do tecido muscular cardíaco em diferentesderivações. As derivações usadas para a realização do ECG, são pontos diferentes de leitura (olhar) da espolarização cardíaca em vários pontos planos.
O coração, durante sua atividade, age como um gerador de correntes elétricas e estas correntes, quando se espalham no sistema condutor que é o coração, geram potenciais elétricos cuja evolução no tempo e no espaço podem ser aproximadamente previstas.Assim funciona o eletrocardiograma que é o registro das variações do potencial elétrico do meio extracelular decorrentes da atividade cardíaca. O ECG consiste de ondas características (P, Q, R, S e T) as quais correspondem a eventos elétricos e mecânicos da ativação do miocárdio.

O eletrocardiógrafo
O eletrocardiógrafo mede a diferença de potencial na superfície do
Corpo gerado pela atividadeelétrica que se propaga no musculo cardíaco. O
Registro do potencial em função do tempo obtido através do eletrocardiógrafo e denominado eletrocardiograma.

Atividade elétrica cardíaca
O coração e um musculo oco, localizado entre os pulmões, logo acima do diafragma. Em um indivıduo adulto, o coração possui uma massa de cerca de trezentos gramas, com um tamanho aproximadamente igual ao de umpunho fechado (Gittenberger-de Groot, 1986; Guyton, 1992). Internamente, apresentasse dividido em quatro cavidades. As cavidades superiores são denominadas de átrios (átrio direito e átrio esquerdo), e as cavidades inferiores são denominadas de ventrículos (ventrículo direito e esquerdo).
A separação entre a parte esquerda e a direita do coração e fundamental para que o sangue venoso (com dejetosliberados pelo organismo) não entre
em contato com o sangue arterial (sangue oxigenado e com nutrientes), sendo realizada por um septo muscular. Já entre os átrios e ventrículos ocorre uma comunicação através das válvulas tricúspide e mitral, que possibilitam.
a passagem do sangue vindo do átrio para o ventrículo, necessariamente nessa ordem.
O ciclo cardíaco consiste de um período de contraçãoventricular denominado de sístole, que expele o sangue dos ventrículos, seguido de um período de relaxamento ventricular denominado de diástole. O sangue venoso entra no coração através do átrio direito e é enviado para o ventrículo direito. O ventrículo direito bombeia o sangue, através da artéria pulmonar, para os pulmões, onde ´e oxigenado. O sangue oxigenado retorna ao coração através das veiaspulmonares no átrio esquerdo. Do átrio esquerdo o sangue flui para o ventrículo esquerdo. O ventrículo esquerdo bombeia o sangue oxigenado para a aorta, que o distribui para todo o corpo.
As células cardíacas se caracterizam pela excitabilidade elétrica. A propagação normal da atividade elétrica no coração permite que o bombeamento
Sanguíneo ocorra de forma eficiente. Essa atividade elétrica geracorrentes no
Volume condutor cardíaco, que podem ser detectadas na superfície do corpo, através de um exame eletrocardiografico.
A ativação elétrica do coração começa num ponto do átrio direito chamado de nódulo sinoatrial (SA). O nódulo sinoatrial funciona como um marca-passo, regulando, de forma autônoma, a frequência cardíaca. Embora o nódulo sinoatrial funcione autonomamente, ele pode e é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • eletrocardiograma
  • Eletrocardiograma
  • Eletrocardiograma
  • eletrocardiograma
  • eletrocardiograma
  • Eletrocardiograma
  • eletrocardiograma
  • Eletrocardiograma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!