Eletrocardiograma

Páginas: 9 (2063 palavras) Publicado: 16 de janeiro de 2014



Julyanna Oliveira
Lídia Raquel
Maria Beatriz
Priscila Marinho
Thiana Vilar




ELETROCARDIOGRAMA














TERESINA - PI
2013
Julyanna Oliveira
Lídia Raquel
Maria Beatriz
Priscila Marinho
Thiana Vilar





ELETROCARDIOGRAMA
Dra WALDILLENY RIBEIRO DE ARAÚJO MOURA
MONITORAS:
EILA MARY
VANESSA GERMANA

















TERESINA –PI
2013
1 INTRODUÇÃO

O desempenho adequado da bomba cardíaca, que é formada por duas bombas distintas o coração direito, que bombeia sangue pelos pulmões e o coração esquerdo, que bombeia sangue pelos órgãos periféricos, estes exige perfeita sincronia entre o período em que o músculo está relaxado, permitindo assim o enchimento das câmaras que são formadas por um átrio e um ventrículo, e operíodo de contração, o que possibilita imprimir pressão e velocidade ao sangue, garantindo a circulação sanguínea. O sincronismo dessa contração é garantido pela geração e propagação de potencias elétrico ao longo do sincício elétrico miocárdico. O Eletrocardiograma constitui o exame padrão para se avaliar a geração e a propagação dessa atividade elétrica (GUYTON, 2008)
O objetivo desta práticafoi permitir conhecimentos práticos e básicos de eletrocardiografia aos alunos.

2 METODOLOGIA

Um aluno foi posicionado em decúbito dorsal sobre mesa adequada. As faces anteriores dos punhos, os terços distais das pernas e a região pré-cordial deste foram limpos com algodão e álcool.
Colocaram-se as placas receptoras (eletrodos) nas regiões referidas no item anterior e adaptou-se osrespectivos eletrodos.
Registrou-se o ECG nas derivações clássicas do plano frontal: bipolares, derivações 1(D1), derivação 2(D2) e derivação 3(D3); unipolares, aVR (derivação aumentada do braço direito), aVL (derivação aumentada do braço esquerdo e aVF (Derivação aumentada da perna esquerda).
Registrou-se o ECG nas derivações unipolares do plano transversal: V1,V2,V3,V4,V5 e V6.Observou-se amorfologia das ondas e analisou-se a normalidade ou não do ECG.
Eixo elétrico médio (EEM) do coração (vide figuras 2 e 3). Escolheu-se no ECG duas derivações quaisquer do plano frontal. Por exemplo: D1 e VF. Fez-se em cada ECG escolhido a soma algébrica das amplitudes das ondas Q,R,S. Considerou-se como unidade cada milímetro vertical. Partindo-se do centro da “rosa dos ventos”, marcou-se nas linhas dasderivações escolhidas o número de unidades relacionados aos resultados das somas algébricas, obedecendo os sinais “+” ou “-“.
Nos pontos marcados em cada linha de derivação traçou-se e cruzou-se as perpendiculares. Fez-se uma seta de forma que sua origem coincidiu com o centro da “rosa dos ventos” e sua ponta ou cabeça coincidiu com o ponto onde as perpendiculares cruzaram. Esta setarepresentou o EEM do coração.









3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

FIGURA 1: DERIVAÇÃO DO PLANO FRONTAL BIPOLAR. TERESINA (PI), 2013.

FONTE: LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA DA UFPI, 2013
FIGURA 2: DERIVAÇÃO DO PLANO FRONTAL BIPOLAR. TERESINA (PI), 2013.

FONTE: LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA DA UFPI, 2013
FIGURA 3: DERIVAÇÃO DO PLANO FRONTAL BIPOLAR. TERESINA (PI), 2013.

FONTE: LABORATÓRIO DEFISIOLOGIA DA UFPI, 2013

FIGURA 4:DERIVAÇÃO DO PLANO FRONTAL MONOPOLAR. TERESINA(PI), 2013.2


FONTE: LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA DA UFPI, 2013

FIGURA 5:DERIVAÇÃO DO PLANO FRONTAL MONOPOLAR.TERESINA (PI), 2013.

FONTE: LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA DA UFPI, 2013

FIGURA 6:DERIVAÇÃO DO PLANO FRONTAL MONOPOLAR.TERESINA (PI), 2013

FONTE: LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA DA UFPI, 2013

Oeletrocardiograma normal é composto pela onda P, pelo complexo QRS, que nem sempre aparece como três ondas distintas e pela onda T (GUYTON, 2006).
A onda P é produzida pelos potenciais elétricos gerados quando os átrios despolarizam, antes de a contração atrial começar. O complexo QRS é produzido pelos potenciais gerados quando os ventrículos se despolarizam antes de sua contração, enquanto a onda de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eletrocardiograma
  • eletrocardiograma
  • Eletrocardiograma
  • eletrocardiograma
  • eletrocardiograma
  • Eletrocardiograma
  • eletrocardiograma
  • Eletrocardiograma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!