Elementos Da Narrativa Do Conto Um Apólogo

Páginas: 5 (1063 palavras) Publicado: 13 de dezembro de 2013

Consumismo & Endividamento
Das Famílias


Índice





Introdução
Neste trabalho o tema escolhido é o Consumismo e Endividamento das famílias.
Este é um tema bastante actual, visto que as famílias nestes últimos anos têm vindo a criar dívidas derivadas ao consumismo excessivo de bens.
Dar a conhecer os conceitos e algumas causas deste novo problema social.


Consumismo

O queé o Consumismo?
Consumismo é o ato de comprar produtos e/ou serviços sem necessidade e consciência. É compulsivo, descontrolado e que se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços. É também uma característica do capitalismo e da sociedade moderna rotulada como “a sociedade de consumo”. 
O consumismo é típico das sociedades capitalistas e éestimulado pelas campanhas publicitárias vinculadas, principalmente na TV, cinema e meios de comunicação (revistas, jornais, rádios). 

Origens do consumismo?
O consumismo tem origens emocionais, sociais, financeiras e psicológicas onde juntas levam as pessoas a gastarem o que podem e o que não podem com a necessidade de suprir a indiferença social, a falta de recursos financeiros, a baixa alto estima,a perturbação emocional e outro.
A origem da tendência de compulsão pelo ato de comprar tem suas origens na história da humanidade. Após os eventos da Revolução Industrial, os processos de produção e circulação de bens foram agilizados. Com o avanço da produção, houve um grande distanciamento das pessoas e do conhecimento em relação aos meios de produção. A alienação é a principal dimensão doconsumismo, está na base da compra desvinculada da necessidade e do desconhecimento em relação ao valor de compra e de uso.
A criação e valorização social de padrões de comportamento é outra dimensão importante do consumismo. Para atingir o padrão de sucesso e boa vida, inúmeras pessoas investem seus esforços para adquirir bens que não necessitam.
A influência do marketing
O consumismo éfortemente induzido pelo marketing que consegue atingir a fragilidade íntima das pessoas e este é um dos motivos pelos quais o sexo feminino é mais propenso à compulsão.
Para a psicanálise, o marketing interfere na diferenciação do que se deve ou não comprar, tornando assim as pessoas incessantemente descontentes buscando nas compras algo que as conforte. É importante lembrar que nem todas as pessoas queconsomem muitos supérfluos são consumistas.



Tipos de Consumidores

Consumidor individualista
O consumidor individualista é aquele que está preocupado com seu estilo de vida pessoal. Nesse caso compra pelo desejo e prazer de ter o que quer.
Consumidor eficiente
O consumidor consome de modo eficiente, cuidando do seu bolso e do seu gosto. Costuma pesquisar preços antes da compra e zelapela qualidade dos serviços e produtos que consome.
Consumidor consciente
O consumidor acredita na possibilidade de contribuir para mudanças locais e planetárias por meio de seu ato de consumo.
Consumidor responsável
O consumidor leva em consideração as informações recebidas sobre produtos e empresas. Sendo assim, não compra um produto se receber a informação dizendo, por exemplo, que ele ouempresa que o produz prejudicam o meio ambiente.


Endividamento
O que é o endividamento?
O endividamento corresponde ao ato ou efeito de se endividar, contrair dividas a bancos ou qualquer outro tipo de entidades financeiras de créditos/empréstimos.
Qual é a diferença entre Consumo e Consumismo?
No consumo, o ato de comprar está directamente relacionado à necessidade ou à sobrevivência. Jáquando se trata de consumismo, essa relação está rompida, ou seja, a pessoa não precisa daquilo que está adquirindo. O consumismo está vinculado ao gasto em produtos sem utilidade imediata, supérfluos. Esse hábito vem sendo discutido por muitos autores em suas origens e dimensões.
Alguns estudiosos apontam a importância da publicidade na construção da obsessão pelo ato de comprar. Outros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • narrativa conto
  • Os elementos da narrativa
  • Elementos da narrativa
  • ELEMENTOS DA NARRATIVA
  • Elementos da narrativa
  • Elementos da narrativa.
  • Elementos da narrativa
  • elementos da narrativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!