el ninho

Páginas: 8 (1755 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014
Tanto o El Niño quanto o La Niña são expressões tiradas do espanhol (que significam “o menino” e “a menina”) para designar algumas anomalias climáticas que acontecem no planeta.
O El Niño é uma anomalia climática causada pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico na região próxima ao Peru. Ele acontece, em média, duas vezes a cada dez anos e dura 18 meses.
As consequências do El Niño sãovárias: altera a vida marinha no Oceano Pacífico, aumenta as chuvas na América do Sul e em parte dos Estados Unidos, intensifica as secas no Nordeste do Brasil, provoca fortes tempestades no meio do Oceano Pacífico, entre outras consequências.

Esse nome foi escolhido porque os pescadores do litoral do Peru percebiam que o aquecimento das águas do oceano acontecia sempre na época do Natal. Dessaforma, eles escolheram esse nome em referência ao Menino Jesus (Niño Jesus, em Espanhol).
Quando o El Niño acaba, geralmente, surge logo em seguida outro fenômeno chamado de La Niña, por ser exatamente o contrário do El Niño.
O La Niña também é uma anomalia climática caracterizada por provocar o efeito contrário do El Niño e acontece porque as águas dos oceanos que estão mais ao fundo (e maisfrias) vão para a superfície e esfriam aquilo que o El Niño tinha esquentado. Costuma durar cerca de nove meses.
Durante o La Niña também acontecem vários efeitos: a região Centro-Oeste do Brasil fica mais fria durante um rápido período, chove muito no Nordeste, o verão fica mais frio, o Paraguai fica com clima seco, as temperaturas na Austrália ficam bem maiores e as chuvas no Caribe aumentam.
O ElNiño e o La Niña são fenômenos climáticos que provocam sérias consequências em todo mundo. Seus efeitos não são apenas climáticos, mas também econômicos, pois quando chove demais em um lugar e de menos em outros, a agricultura pode acabar sendo prejudicada.

Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geograf


La Niña é o fenômeno oposto ao El Niño: enquanto que este é devido ao aumento datemperatura do oceano Pacífico, a La Nina ocorre devido à diminuição da temperatura ocasionada pelo aumento da força dos ventos alísios.
Explicando melhor: ao aumentar a intensidade dos ventos alísios, o fenômeno de ressurgência (afloramento das águas profundas do oceano – mais frias e com mais nutrientes) das águas do Pacífico tende a se intensificar e ocorre a diminuição da temperatura da superfícieoceânica.
Além disso, a corrente atmosférica tende a “empurrar” as águas mais quentes com maior força, fazendo com que ela se acumule mais a oeste do que ocorreria normalmente.
Ao contrário do que seria de se esperar pela afirmativa de La Niña ser o contrário do El Niño, os efeitos causados nas correntes atmosféricas são praticamente os mesmos: a maior concentração de águas quentes a oeste doPacífico gera uma área onde a evaporação também é maior. Intensificando o processo da célula de circulação de Walker (o ar quente sobe na região de águas mais quentes, ao mesmo tempo em que o ar mais frio desce na região oposta, gerando um ciclo).
A diferença principal, além da variação de temperatura, é que no fenômeno do El Niño a variação média costuma chegar facilmente a 4ºC ou 5ºC enquanto que naocorrência do fenômeno La Nina a variação de temperatura mal chega aos 4ºC.
A La Niña costuma ocorrer em períodos alternados com o El Niño, em intervalos que variam de 3 a 7 anos e pode durar de dois a sete anos. Mas, na maioria das vezes foi registrada uma duração média de nove a doze meses.
Outra diferença é que nas últimas décadas o fenômeno do El Niño vem se intensificando enquanto que a LaNiña vem ocorrendo com menos freqüência. O ultimo registro da La Niña foi em 1998/1999.
Seus efeitos sobre o Brasil divergem daqueles causados pelo El Niño: na região norte ocorrem chuvas mais abundantes e aumento da vazão dos rios. O mesmo ocorre no nordeste, enquanto que na região sul ocorrem secas prolongadas; nas regiões centro-oeste e sudeste os efeitos são pouco previsíveis podendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • El ninho
  • ninho
  • o ninho
  • Ninho
  • Entre o nó e o ninho
  • Ninho
  • um estranho no ninho !!!
  • se el

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!