Eificio Pinacoteca de SP/Edifício centoequatro

1354 palavras 6 páginas
Idenfificação e analise das intervenções: Pinacoteca

Pinacoteca de São Paulo O edifício construído em alvenaria de tijolos ao Jardim da Luz, em estilo neoclássico, observa-se ainda hoje que as fachadas do edifício e a laje de forro sobre a entrada não foram concluídas, faltando o reboco. Os pisos são revestidos de mármore e de lajotas cerâmicas, as portas em madeira trabalhada e a cobertura em telhas francesas, teve a intervenção do arquiteto Paulo Mendes da Rocha juntamente com os arquitetos Eduardo Colonelli e Welliton Torres, impulsionados pela entusiasmada direção do artista plástico Emanoel Araújo frente à Pinacoteca em São Paulo.
Esta iniciativa, transformou o então "invisível" edifício neoclássico, encravado numa das regiões mais deterioradas da capital paulista, num dos museus mais modernos do país um espaço privilegiado capaz de acolher devidamente o seu valoroso acervo e de receber exposições de nível internacional com toda a pompa, competência e circunstância que requerem. A obra, financiada pelo Ministério da Cultura e pelo Governo de São Paulo, através de sua Secretaria da Cultura, participa de um projeto de revitalização mais amplo que busca progressivamente devolver a vida ao Bairro da Luz, transformando-o em um democrático espaço cultural no coração da cidade.

Bairro da Luz em 1990

A reforma integra, de modo mais evidente, o museu ao Parque da Luz, também recuperado e que passa a funcionar como um museu de esculturas ao ar livre, o edifício foi dotado de toda a infraestrutura necessária técnica e funcionalmente, como a construção de um elevador para transporte de material e de público e de novos sanitários, a adequação da rede elétrica e a ampliação das áreas de depósitos e acervo, laboratórios de restauro e biblioteca. Também um projeto especializado de iluminação foi encomendado, assinado pelo italiano Piero Castiglioni.

Interior da Pinacoteca de São Paulo A intervenção previu, simultaneamente, consolidar as estruturas em

Relacionados