efuletes

6375 palavras 26 páginas
TRATAMENTO DE EFLUENTES

Responsável:

Eng. José Antonio Monteiro Ferreira
McLeod Ferreira Consultoria Técnica e Comercial S/C Ltda.,
São Paulo, SP, Brasil www.expolabor.com.br mcleodferreira@uol.com.br

RESUMO
O presente trabalho visa resumir os aspectos gerais da poluição atmosférica, poluição hídrica e a geração de resíduos sólidos, com as respectivas alternativas de controle.
Palavras chave: poluição, tratamento, ar, líquido, sólidos

EMISSÕES ATMOSFÉRICAS
INTRODUÇÃO

Um adulto ingere em média por dia 1,5 kg de alimentos, 2 litros de água e 28
Kg de ar, podendo viver cinco semanas sem comer, cinco dias sem beber e cinco minutos sem respirar. Para sobreviver o homem destrói a natureza e deteriora as condições ambientais, produzindo os dois mais graves problemas da atualidade.
Necessidades biológicas do homem
L de ar/min

L de ar/dia

Kg de ar/dia

Descansando

7,4

10600

12

Trabalho leve

12,8

40400

45

Trabalho

43

62000

69

pesado
Se o homem pode ficar apenas cinco minutos sem respirar, isto significa que somos obrigados a respirar o ar disponível – poluído ou não.
Um ar poluído pode causar danos agudos: irritação das mucosas do aparelho respiratório, tosse, mal-estar geral, dores de cabeça, irritações oculares, envenenamento e até mesmo a morte. Entre os efeitos crônicos (a longo prazo) incluem-se a asma, bronquite, enfisema e outras doenças alérgicas. Pode ser ainda uma causa de câncer nas vias respiratórias. Tudo isso apenas no que se refere à saúde humana.
Com relação à ecologia, ar é também fundamental para animais, vegetais, bactérias, etc.
“Certas zonas de São Paulo, Tóquio e Detroit concentram os maiores índices de poluição do planeta”. “Em maio de 1969 os astronautas da Apollo 10

reconheceram Los Angeles a 40.000 Km de altura, graças a uma enorme mancha de sujeira sobre a região”. Estas citações mostram a situação que enfrentamos em nossos dias.
O problema de poluição do

Relacionados