Eficiência energética com motor de Keppe

1800 palavras 8 páginas
TRABALHO INTERDISCILINAR DIRIGIDO II

INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA COM MOTOR DE KEPPE

CURSO: Engenharia Civil
André Felipe Rodrigues Santos, Carolina Stéphany Silva Lage, Filipe Rodrigues Ramalho, Leonardo Feijó Bensiman, Leonardo Henrique Xavier Dada, Maressa Boari, Naiane da Silva Menezes, Naiara da Silva Menezes.
Professor TIDIR Orientador: Gerson Amorim de Castro
Professores Co-orientadores: Carlos Gabriel Pankiewicz, Cristiane Silva Souto, Ildeu Rolla França.

1. TEMA: INTRODUÇÃO A CIÊNCIA

2. SUBTEMA: FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA E SISTEMA DE PROTEÇÃO ELÉTRICA

3. IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA / DESAFIO TÉCNICO.

O desperdício de energia é um dos maiores problemas mundiais recentes. A falta de recursos energéticos realmente eficientes traz a idéia de que futuramente faltarão meios de se obter energia sem custo elevado e grandes danos ao meio natural. Cientistas brasileiros vêm estudando um novo método de extração de energia através do magnetismo gerado pelo chamado Motor de Keppe. Segundo KEPPEMOTOR (2014), este motor é capaz de gerar uma energia maior do que a consumida para o seu funcionamento, sendo assim, uma espécie de “motor gerador”.

4. OBJETIVO

Estudar as principais características do Motor de Keppe investigando as possibilidades de geração energética econômica e sustentável. O estudo leva em consideração, como é feita a montagem deste motor, sua versátil aplicação em ampla variedade de produtos, além de sua viabilidade econômica.

5. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

O Motor de Keppe surgiu através do estudo das idéias desenvolvidas pelo cientista brasileiro Norberto Keppe e funciona transformando a eletricidade em energia mecânica e vice-versa, se equilibrando num ponto de ressonância eletromagnética, proporcionando a otimização de sua eficiência. Seu funcionamento depende de uma alimentação elétrica específica chamada de CCP (Corrente Contínua Pulsada). De acordo com KEPPEMOTOR (2013),

Relacionados

  • Motor Keppe
    3096 palavras | 13 páginas
  • KEPPE MOTOR
    9208 palavras | 37 páginas
  • Anais Encontro Cientficio 2014
    171724 palavras | 687 páginas
  • Contabilidade
    20035 palavras | 81 páginas