Efeitos Nocivos Do Mau Uso E Manejo De Agrot Xicos

894 palavras 4 páginas
Efeitos nocivos do mau uso e manejo de agrotóxicos
Quando mal utilizados, os agrotóxicos podem provocar danos ao Meio Ambiente:
* Degradação dos recursos naturais
* Contaminação do solo, água, flora e fauna.
* Desequilíbrios biológicos e ecológicos.
E à saúde das pessoas que trabalham e convivem com esses produtos. Alguns sintomas de intoxicação por agrotóxicos estão listados abaixo:
* Irritação ou nervosismo;
* Tremores no corpo;
* Indisposição, fraqueza e mal estar,
* Dor de cabeça, tonturas, vertigem, alterações visuais;
* Náuseas, vômitos, cólicas abdominais;
* Respiração difícil, com dores no peito e falta de ar;
* Queimaduras e alterações da pele;
* Dores pelo corpo inteiro, em especial nos braços, nas pernas, no peito;
* Irritação de nariz, garganta e olhos, provocando tosse e lágrimas;
* Convulsões ou ataques: a pessoa cai no chão, soltando saliva em grande quantidade, com movimentos desencadeados de braços e pernas, sem entender o que está acontecendo;
* Desmaios, perda de consciência até o coma.
Há três tipos de intoxicação por agrotóxico: aguda, subaguda e crônica. Na aguda, os sintomas surgem rapidamente. Na intoxicação subaguda, os sintomas aparecem aos poucos: dor de cabeça, dor de estômago e sonolência. Já a intoxicação crônica, pode surgir meses ou anos após a exposição e pode levar a paralisias e doenças, como o câncer. Agrotóxicos
Segundo a legislação vigente, agrotóxicos são produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, utilizados nos setores de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, pastagens, proteção de florestas, nativas ou plantadas, e de outros ecossistemas e de ambientes urbanos, hídricos e industriais.
O agrotóxico visa alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos. Também são considerados agrotóxicos as substâncias e produtos empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores de crescimento.
Os

Relacionados