Efeitos Do Tratamento T Rmico De T Mpera E Recozimento No A O 1045

362 palavras 2 páginas
Efeitos do Tratamento Térmico de Têmpera e Recozimento no aço 1045.
1. INTRODUÇÃO
O aço 1045 tem em sua composição 0,45% de carbono, ele é classificado como aço de médio teor de carbono, apresenta boas propriedades mecânicas, é bom para usinagem quando laminado a quente ou normalizado. Suas aplicações compreendem eixos, peças forjadas, engrenagens comuns, componentes estruturais e de máquinas e virabrequim.

2. REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS
A têmpera consiste em resfriar o aço, após austenitização, a uma velocidade suficientemente rápida para evitar as transformações perlíticas e bainíticas na peça. Deste modo, obtém-se a estrutura metaestável martensítica. Uma célula unitária dessa estrutura cristalina consiste simplesmente em um cubo de corpo centrado que foi alongado em uma das suas dimensões. Muito diferente da ferrita C, todos os átomos de carbono permanecem como impurezas intersticiais na martensita, restringindo dessa maneira o movimento de discordâncias.
Enquanto a têmpera consiste em realizar um resfriamento rápido para obtenção de um novo arranjo cristalino, o recozimento visa eliminar quaisquer tratamentos mecânicos e térmicos a que o material tenha sido anteriormente submetido. A temperatura de recozimento pode variar de acordo com a sua finalidade que são: recozimento total, recozimento para alívio de tensões e esferoidização. Os principais objetivos alcançados são remoção de tensões, diminuição da dureza, melhora da ductilidade, ajuste do tamanho de grão, produção de estruturas definidas entre outras. De modo geral, em todos os processos de recozimento o material é submetido a uma temperatura elevada por um período de tempo prolongado, sendo ele então resfriado lentamente.

3. CONCLUSÃO
O aço 1045 após ser aquecido a temperaturas acima de sua zona crítica, mantendo-se nessa temperatura para completa homogeneização e posteriormente sendo resfriado em meios severos como água ou óleo, fazendo assim o processo de têmpera, obteve a martensita. Com isso

Relacionados