Efeitos do el nino

Páginas: 3 (590 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2011
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ

JOSÉ PAULO RODRIGES

PAISAGENS FÍSICAS E MUNDIAIS IV

São Sebastião da Boa Vista
2011
JOSÉ PAULO RODRIGES

PAISAGENS FÍSICASE MUNDIAIS IV

 

Trabalho apresentado como requisito de avaliação da disciplina Paisagens Físicas e Mundiais IV do Curso de Licenciatura Plena em Geografia, orientado pela Professora Aline Reisde Oliveira.

São Sebastião da Boa Vista
2011
Abordagem sobre as possíveis influências do fenômeno El Niño.

O fenômeno conhecido por El Niño se refere ao aquecimento anormal das águassuperficiais nas porções central e leste do Oceano Pacífico, nas proximidades da América do Sul, mais particularmente na costa do Peru.
O El Niño se faz notar com maior evidência nas costas peruanas, pois aságuas frias provenientes do fundo oceânico (ressurgência) e da Corrente Marinha de Humboldt são ali interceptadas por águas quentes provenientes do norte e oeste. Esta alteração regional assumedimensões continentais e planetárias à medida que provoca desarranjos de toda ordem em vários climas da Terra.
O El Niño é mais conhecido, sobretudo popularmente, como sendo um fenômeno climático. Estacompreensão, parcialmente incorreta, decorre da forte influência das condições oceânicas no comportamento climático, donde se fala da interação oceano-atmosfera. O Anti-El Niño (também chamado La Niña), aocontrário do El Niño, é representado pelo resfriamento anormal das águas do Pacífico e também desempenha consideráveis impactos nas atividades humanas.
Nas últimas duas décadas, cientistas,estudando as variações climáticas do planeta, descobriram que o fenômeno El Niño não ocorre sozinho; as variações de temperatura no Pacífico estão acopladas a variações de pressão atmosférica, conhecidas como“oscilações sulinas”.
As nações mais avançadas tecnologicamente, acompanham o tempo atmosférico no mundo todo através de uma rede de satélites artificiais e computadores. Os empresários desses...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os efeito do el nino
  • Os efeitos do el nino e la nina
  • CAMADA DE OZÔNIO, EFEITO ESTUFA E EL NIÑO
  • EFEITO DO EL NIÑO E LA NIÑA NA AGRICULTURA BRASILEIRA
  • el nino la nina efeito estufa
  • El niño
  • El niño
  • El Niño

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!