Efeitos da massoterapia

Páginas: 8 (1945 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
CARBOXITERAPIA

Na Recuperação tecidual pós cirurgias, tratamentos estéticos e no envelhecimento cutâneo.











Ministrante: Dr. Marcos Gonçalves
Fisioterapeuta: Botafogo Futebol e Regatas (Base)
Membro da Associação Brasileira de Crochetagem.
Membro do Cofferj.
Sócio Diretor da Clínica Fisio R3.
Fisioterapeuta da empresa AWL, ministrando Treinamento de Carboxiterapia de2004 até os dias de hoje.

Introdução


Desenvolvida na França nos anos 30 (Águas termais de Royat) para tratamentos de arteriopatias (problemas vasculares e venosos) e Liderada pelo Dr. Jean Baptiste Romuef, através de estudo de aproximadamente 20 anos e hoje em dia são realizados cercas de 25000 atendimentos por ano.
Desde então, vem sendo amplamente utilizada em varias áreas da medicinacomo nas cirurgias laparoscópicas e como um meio de contraste em artografias, insuficiência venosa, flebopatias, ulceras varicosas de diabetes e psoríase.


Sistema Tegumentar.

Trata-se de um sistema que inclui a pele e seus anexos.Tratando de carboxiterapia, iremos enfatizar o nosso estudo nas camadas da pele apresentadas em nosso corpo, duas camadas são reconhecidas na pele a Epiderme e aDerme mais superficial e da Derme subjacente.

Derme: Tecido Conjuntivo denso irregular com poucas células adiposas, a derme é rica em fibras de colágeno e elásticas que conferem a pele sua capacidade de distenderem-se quando tracionada. A derme repousa sobre a tela subcutânea (Hipoderme) rica em tecido adiposo, que varia nas diferentes partes do corpo.

Epiderme: A epiderme é a derme maissuperficial, na epiderme as diferentes camadas que as constituem mostram as fases pelas quais passam as células que produzidas nos espaços mais profundos sofrem um processo de coorneificação. Resumindo isto significa que as células da epiderme estão sempre sendo substituídas.


Anidro Carbônico/ Gás Carbônico.

O Gás Carbônico é normalmente encontrado no nosso organismo e é considerado ummetabólico normal. Produzimos em repouso cerca de 20ml/min de CO2 aumentando em até 10 vezes na atividade física. Durante o tratamento, será controlado a infusão do fluxo e o volume total injetado deve ser até no máximo de 2000ml por sessão ou quantidade fisiológica de 20 e 100 ml/min. A ação farmacológica do anidro carbônico sobre o tecido está muito bem estudada. Promovendo a vaso dilatação local, comconseqüente aumento do fluxo vascular e da pressão parcial de oxigênio, há redução da afinidade da hemoglobina pelo oxigênio resultando em maior quantidade deste disponível para o tecido, melhorando a micro-circulaçào, a oxigenação dos tecidoa e ajudando a dissolver os nódulos de celulite e as rupturas de células de gordura.


O processo de difusão do O2 e CO2 nos tecidos.

Se tratando de umasubstância lipossolúvel, pode difundir-se diretamente pelas membranas celulares sem ter que passar pelos poros pode permear todas as áreas da membrana capilar, a sua velocidade de transporte são muitas vezes mais altas que outras substâncias como sódio e glicídios.

Qualquer Fator que aumente a pressão do liquido intersticial normalmente aumentará o fluxo da linfa. Com isto ao penetrar no tecidoo anidro carbônico aumenta a pressão no intertísio ativando e aumentando o fluxo da linfa para absorção dos metabólicos.



Fisiologia.

Existem cinco mecanismos pelos quais a injeção de CO2 exerce seus efeitos.

1- Vasodilatação/
2- Neoangiogenese.
3- Potencialização do efeito Bohr.
4- Aumento da velocidade microcirculatória.
5- Ativação de barorreceptores cutâneos.Hemoglobina Efeito Bohr.

A Hemoglobina se combina com O2, a medida que o sangue passa pelos pulmões conforme o sangue circula pelos capilares teciduais e se neste local existir um excesso de O2, a hemoglobina não irá liberar O2 para os tecidos circundantes . Mas ao contrário a concentração de O2 neste ponto estiver muito baixa será liberado O2 suficiente para restabelecer o sistema....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Massoterapia
  • Massoterapia
  • massoterapia
  • massoterapia
  • Massoterapia
  • massoterapia
  • massoterapia
  • massoterapia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!