massoterapia

Páginas: 21 (5149 palavras) Publicado: 8 de janeiro de 2014
1. INTRODUÇÃO

O corpo humano é constituído por 23 pares de cromossomos, sendo que na fecundação os espermatozóides contem 23 cromossomos e o ovulo o mesmo número assim formando o zigoto. Onde esta única célula começa inúmera e suscitavas divisões mitóticas até formar o corpo humano.
Em torno da terceira semana o, já embrião, ocorre o processo de gastrulação, que é a formação das camadasgerminativas, que por sua vez irão dar origem a três tecidos embrionários que são segundo MOORE & PERSAUD (2008):
Mesoderma: dá origem a músculos, tecido conjuntivo, vasos sanguíneos e ossos.
Endoderma: dá origem ao tubo digestivo, glândulas endócrinas, passagens respiratórias, glândulas anexas.
Ectoderma: dá origem a anexos como cabelo, unha e cutículas; a epiderme, sistema nervoso e glândulasexócrinas.
Ou seja, desde a formação do corpo humano já há uma ligação entre Encéfalo e pele. E é por essa ligação que a massoterapia pode agir para amenizar os desconfortos musculares, pois com o estimulo do toque, os sensores neurais irão estimular o encéfalo a liberar substâncias que agiram no local do desconforto, assim proporcionando relaxamento e conforto para o massageado.
Entre essassubstâncias estão os hormônios, eles são produzidos através das glândulas endócrinas, que as liberam diretamente no sistema circulatório, ou seja, circulam por todo corpo, e atingem seu alvo através da corrente sanguínea.
De acordo com GUYTON (1988, p.117):

“As sensações exteroceptivas são aquelas sentidas normalmente na pele, como tato, pressão, calor, frio e dor. Algumas terminações nervosassensoriais na pele e nos tecidos profundos do corpo nada mais são do que finas ramificações filamentosas, chamadas terminações nervosas livres, enquanto outras são terminações sensoriais especializadas, que só respondem a tipos especiais de estímulos”.

Segundo o mesmo autor: a estimulação elétrica de varias áreas encefálica, especialmente, de certas áreas do hipotálamo e dos núcleos da rafe na linhamédia do tronco cerebral pode diminuir, de forma acentuada, a sensitividade de uma pessoa a dor. Ele ainda diz que os centros supressores da dor no hipotálamo e no tronco cerebral não inibem a dor pelo bloqueio da transmissão da dor no próprio encéfalo. Pelo contrário, são transmitidos sinais ao longo de vias nervosas, que se projetam para os pontos onde a dor penetra a medula, trazida pelosnervos periféricos. As terminações nervosas desses feixes secretam o inibidor sináptico serotonina que, então, inibe a sinapse de dor nas pontas posteriores, o que diminui de forma muito acentuada, a sensitividade da pessoa à dor.
Analgesia ocorre quando à anulação da dor sem efeitos sobre a consciência ou outras sensações, a estimulação elétrica de locais específicos do sistema nervoso central podedesencadear redução na dor, efeito chamado de analgesia produzida por estimulação, inibindo as vias da dor. Isso ocorre, pois a transmissão é impedida de chegar dos nociceptores até o encéfalo. (WIDMAIER, 2006 p.211).
PETTERS & VITAL (2009 p.06) comenta que em uma época estressante dentro e fora do trabalho, esses problemas estão relacionados a cansaço mental e falta de execução de exercíciofísico. Pela ascensão financeira a maioria dos trabalhadores fica maior parte do tempo em incidência com esse ritmo de vida e esquece-se de cuidar do corpo e da mente, eles tendem a ficarem horas frente ao computador, estudando ou trabalhando, assim se tornando vulneráveis a problemas posturais como bursite, problemas na coluna, tendinite, tensões ou lesões musculares. O surgimento desses problemasestá relacionado à falta de interesse na melhora de vida, falta de exercício físico, alongamento, massagem, má alimentação entre outros.
Através dessa estimulação a massoterapia pode agir como agente na diminuição dos desconfortos musculares causado pelos estresses do cotidiano, desde lesão e estresse traumático até a má postura ou a falta de exercício físico regular.
Assim, esta pesquisa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Massoterapia
  • massoterapia
  • massoterapia
  • Massoterapia
  • massoterapia
  • massoterapia
  • Massoterapia
  • Massoterapia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!