EFEITOS BIOL GICOS DOS ULTRASSONS 2

966 palavras 4 páginas
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS SANTA MARCELINA
Ciências Biológicas

EFEITOS BIOLÓGICOS DOS ULTRASSONS

Por
Franciele Silva Andrade
Leonardo Fonseca Silva
Vânia Araújo De Souza

Muriaé
2014
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS SANTA MARCELINA
Ciências Biológicas

EFEITOS BIOLÓGICOS DOS ULTRASSONS

Por
Franciele Silva Andrade
Leonardo Fonseca Silva
Vânia Araújo De Souza

Trabalho apresentado como exigência da disciplina Biofísica ProfºSuely aparecida Faria Mazzini.

Muriaé
2014
EFEITOS BIOLÓGICOS DOS ULTRASSONS:
Os ultrassons são sons com frequências acima de 20kHz, que é o limite superior da audição humana. Eles são classificados conforme seu feixe ultrassônico. O feixe ultrassônico com energia superior a 100mW/Cm² produz nos meios pelos quais atravessa, efeitos que podem ser classificados em térmicos e não térmicos.A frequência de utilização do ultrassom é expressa em Hz e varia, em geral, entre 1MHz (superficial) e 3MHz (profundo).
As ondas ultrassônicas podem se propagar de dois modos: o contínuo (promove a geração de calor) e o pulsado (atérmico). No modo contínuo não ocorre interrupção da onda ultrassônica, no modo pulsado, há interrupções na liberação da energia nos tecidos irradiados.Os efeitos biológicos só ocorrem com a absorção da energia.A absorção varia para cada tecido e vai diminuindo à medida que vai penetrando na profundidade devido à perda progressiva da energia.A absorção depende também da frequência. Nos tecidos, ao se aplicar frequências baixas, a absorção na superfície é menor, enquanto que ao se aplicar frequências altas, essa absorção é maior.
Outro fator importante para a absorção do UST é a composição do tecido biológico. Em geral, quanto maior o conteúdo proteico do tecido, maior a absorção.Os seguintes efeitos biológicos podem ser considerados como uma resposta fisiológica às ações mecânicas e térmicas como:
Aumento da circulação sanguínea;
Relaxamento muscular;
Aumento da permeabilidade da

Relacionados

  • INFECTOLOGIA COMPLETA
    48444 palavras | 194 páginas
  • Educação Física
    14703 palavras | 59 páginas