Efeito Manifestativo no Brasil

Páginas: 21 (5091 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
SUMÁRIO
































INTRODUÇÃO

Manifestação tem como definição o ajuntamento de pessoas destinado a exprimir publicamente um sentimento ou opinião política. (FERREIRA, 1988). Existem vários motivos para ocorrer manifestações, principalmente a insatisfação da população com a maneira de agir do governo em determinadas situações e em relação afatos que influenciam a sociedade como um todo, por exemplo, saúde e educação. Durante toda a história de desenvolvimento do Brasil, há relatos de manifestações públicas que, de alguma forma, influenciaram no modo de agir do governo.
Cada manifestação pública possui uma pauta, onde os manifestantes exibem claramente quais os objetivos e desejos a serem conquistados pela a sociedade. Dentre osprincipais motivos, está a busca por melhores condições de educação e saúde pública de qualidade. De acordo com pesquisas, o Brasil é considerado a sexta maior potência mundial, no entanto, no quesito educação, o Brasil se encontra em penúltimo lugar, ganhando somente da Indonésia (BBC NEWS, 2013) . A pesquisa foi realizada em 40 países e foi levado em conta notas e qualidade dos professores. Noquesito saúde, o Brasil ocupa a 72ª posição no ranking da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa lista é feita com base na despesa estatal por habitante. O governo gasta uma média anual de US$ 317 por pessoa, segundo a última pesquisa da OMS, com dados relativos a 2008. O desempenho brasileiro é 40% abaixo do que a média internacional de US$ 517 por pessoa. (BARROCAL, 2011.) Outro fatorimportante para que ocorra grandes manifestações é a insatisfação do povo brasileiro com a corrupção que ocorre no Brasil, onde altas quantias de verba pública são usadas de forma irregular e desviadas das aréas que possuem grande carência. Existem outros casos na história do Brasil em que a população se manifesta contra reformas que o governo tenta impor. Apesar de terem ocorrido diversasmanifestações, alguns desejos da sociedade não obtiveram a resposta esperada.
É de extrema importância a análise histórica das principais manifestações que ocorreram no Brasil, e como foi a resposta do governo pois nota-se que diversos pontos que foram pautados em manifestações anteriores repetem-se em manifestações atuais. O Brasil é cenário de diversas manifestações dos cidadãos pela luta dos seus direitos.A formação do cidadão brasileiro está relacionada com a história dos seus direitos conquistados. Enquanto na Inglaterra, por exemplo, precederam os direitos sociais, os civis e os políticos, no Brasil a pirâmide é invertida. Primeiro vieram os direitos sociais. Os outros, civis e políticos, foram conquistados no contexto da ditadura militar, na qual os órgãos de representação política foramenfraquecidos. Sem mecanismos eficazes de representação e sem a clara noção de que ter direitos políticos interfere diretamente na obtenção de direitos sociais, o processo de construção da cidadania tornou menos relevante na participação política (GOYANO,2013) .
Dentre todas as manifestações ocorridas no Brasil, destaca-se algumas que marcaram sua história. A Revolta da Vacina ocorreu no final doséculo XIX, teve inicío devido a criação do novo projeto de saneamento básico e urbanização no estado do Rio de Janeiro. Esse projeto obrigava toda a população a ser vacinada, no entanto, a falta de informação sobre os benefícios da vacina fez com que a população acreditasse que o governo queria acabar com a população pobre (CARVALHO,2013). A marcha da família aconteceu em 1964. O então presidenteJoão Goulart anunciou seu programa de reforma de base que afetava, principalmente os latifundiários. A classe conservadora organizou a Marcha da Família com o objetivo de mostrar o repúdio aos termos da reforma de base (MAIOR, 1979). Outra manifestação que obteve muito impacto na sociedade brasileira foi as Diretas-Já, que ocorreu em 1983 com o objetivo de aprovar a Emenda Constitucional,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os efeitos do Aquecimento Global no Brasil
  • Efeitos da copa no brasil
  • Efeitos da crise de 29 no brasil
  • Revolução francesa e seus efeitos no brasil
  • Efeitos grande depressão no brasil
  • A crise mundial e seus efeitos no Brasil
  • Corrupção no brasil causas e efeitos
  • Análise dos efeitos da governança corporativa no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!