Sarampo

Páginas: 2 (490 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
sARAMPO

Conceito
O sarampo é uma doença infectocontagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. Operíodo de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quartodia depois que surgiram placas avermelhadas na pele.
O sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro.

AGENTE ETIOLÓGICO
O agente etiológico é ovírus do sarampo, pertencente ao gênero Morbillivírus e à família Paramyxoviridae.

TRANSMISSÃO
A transmissão é diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidaspelo doente ao tossir, falar ou respirar.
Profilaxia
A vacinação é a única medida eficaz de profilaxia. No Brasil, o esquema utilizado é vacinação básica com tríplice viral (sarampo, rubéola ecaxumba) aos 12 meses de idade. Em situações de alto risco, deve-se realizar vacinação de bloqueio para indivíduos suscetíveis acima de 6 meses até 39 anos de idade.A vacina é contra-indicada em gestantese imunodeprimidos (avaliar o estado imunológico).
Tratamento
Para tratar o sarampo, o médico utilizará essencialmente remédios sintomáticos. No entanto, para prevenir o sarampo, que tem tendência emprovocar epidemias às vezes mortais, pesquisadores desenvolveram uma vacina.
 Medicamentos e cuidados contra o sarampo
- repouso
- antipiréticos (medicamentos que diminuem a febre, como oparacetamol)
- os anti-tosse
- os antibióticos (previnem as eventuais superinfecções e são comprados estritamente sob prescrição médica)
Ressaltamos que os medicamentos antipiréticos são essenciais emcrianças pequenas, cuja febre for superior a  38.5 °C (risco de convulsões).
Observamos também que as feridas ou placas vermelhas do sarampo não coçam e portanto, não necessitam de cuidados específicos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sarampo
  • sarampo
  • sarampo
  • Sarampo
  • Sarampo
  • Sarampo
  • o que e sarampo
  • Sarampo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!