Efeio Tyndall, coloides

538 palavras 3 páginas
• Materiais Utilizados:
- Becker, água, sal, açúcar, sabão em pó, óleo, suco em pó, álcool e laser.

• Resultados Observados:

1. A primeira mistura posta em pratica em sala de aula foi à mistura do sal com a água. Os elementos utilizados foram: Becker, água e sal. No recipiente que continha a mistura observou-se o feixe de luz atravessando o Becker, onde continha algumas partículas espalhadas. O Efeito realizado foi o efeito denominado efeito Tyndall.
Efeito Tyndal é um efeito óptico de espalhamento ou dispersão da luz provocada por partículas de uma dispersão coloidal. Isto quer dizer que as partículas de poeira, por exemplo, suspensas no ar podem ser visíveis através de uma réstia de luz que atravessa as árvores.
Este fenômeno foi observado pela primeira vez por Michael Faraday em 1857. Mais tarde, o efeito foi estudado pelo físico inglês John Tyndall.

2. - A segunda mistura posta em pratica em sala de aula foi à mistura do açúcar com a água. Os elementos utilizados foram: Becker, água e açúcar. Depois de certo tempo, a água muda de tonalidade, isso porque a mistura se torna heterogênea, pois a água apresenta diferentes pontos de densidade. As moléculas do soluto não são suficientemente grandes para dispersarem a luz.
Os colóides dispersam fortemente a luz, pois as partículas dispersas têm tamanhos semelhantes ao comprimento de onda da luz visível. Este fenômeno é chamado efeito de Tyndall e permite distinguir as soluções verdadeiras dos colóides, pois as soluções verdadeiras são transparentes, ou seja, não dispersam a luz.
3. A terceira mistura posta em pratica em sala de aula foi à do sabão em pó com água. Os elementos utilizados foram: Becker, água e sabão em pó. Depois de misturado se observam que não é possível ver suas partículas. O sabão se torna solúvel na água. Assim, permite que a água remova matéria normalmente insolúvel em água, por meio da emulsificação.
Emulsificação é a mistura entre dois líquidos imiscíveis em que um deles (a

Relacionados