EDUCAÇÃO INVCLUSIVA

781 palavras 4 páginas
TCD EDUCAÇÃO INCLUSIVA
TEMA: Educação Inclusiva

TÍTULO: Admissão de Funcionário Portador de Deficiência

OBJETIVO: Busca por um campo maior de conhecimentos na área de Recursos Humanos, no processo de recrutar e selecionar possíveis futuros funcionários portadores de alguma necessidade especial, buscando aperfeiçoar a análise e compreensão dos diversos tipos de transtornos e ou deficiências envolvidos, assegurando o cumprimento das leis que regem os direitos do funcionário especial.

JUSTIFICATIVA: A inclusão social orientou a elaboração de políticas e leis na criação de programas e serviços voltados ao atendimento das necessidades especiais de deficientes nos últimos 50 anos. Este parâmetro consiste em criar mecanismos que adaptem os deficientes aos sistemas sociais comuns e, em caso de incapacidade por parte de alguns deles, criar-lhes sistemas especiais separados. Sendo assim a inclusão de pessoas com deficiência está entre os temas mais importantes a serem tratados pelas empresas.

INTRODUÇÃO: Ao contrário do que pensa uma parcela significativa da sociedade, o trabalhador com deficiência pode ser locado para grande parte dos setores de uma empresa. As experiências comprovam que um funcionário deficiente é capaz de produzir mais do que um funcionário dito normal, em função de sua sede de superação, o que o torna um empregado assíduo, pontual e que “veste a camisa” da empresa. O que muito empresário ainda desconhece também é que o artigo 93 da lei 8.213/91 estabelece que uma empresa com mais de 100 funcionários deve reservar de 2% a 5% de suas vagas para beneficiários reabilitados ou deficientes (físico, auditivo, visual ou mental).

DESENVOLVIMENTO: A necessidade de se construir uma sociedade democrática e inclusiva, onde todos tenham seu lugar é um consenso. Segundo especialistas, o Brasil é um dos países que tem uma das legislações mais avançadas sobre acessibilidade. No entanto a realidade do mercado de trabalho ainda mostra-se cruel com

Relacionados