Educação Fïsica Esolcar

804 palavras 4 páginas
A cultura escolar

No decorrer da história dos indivíduos, os habitantes de um meio social que, por sua vez agregam outros em seu capital social com as mais opostas e divergentes fundamentações e concepções norteadoras de sua existência, erigem um modo de, no cotidiano, conviverem uns com outros, resultando em uma confluência de saberes, práticas diversas e comportamentos variados.

Ao longo da existência de uma instituição educacional, vários indivíduos são personagens formadores de um contexto marcado por aspectos por eles construídos e alterados. Como cita Scaglia & Freire (2003: 15) “o meio em que vivemos não é natural, mas cultural, e a cultura humana se altera a cada instante, precisamos para dar conta de viver nele, aprender permanentemente.”. Quando os personagens sãos os educadores, responsáveis pelas práticas pedagógicas no interior das escolas, cristaliza-se um formato de profissionalidade docente. Tais formas de atuação do educador em determinados momentos serviram de alienação e/ou construção do indivíduo, sobrepondo-se a cada tempo uma lasca de conhecimentos, técnicas, propostas, experiências, planejamentos, e outros aspectos educacionais para o tempo seguinte que, somados resultam na cultura escolar. Assim cita Gimeno Sacristán (1999: 71,72):

(...) a experiência ou cultura subjetiva não é nutrida somente da biografia pessoal, nem pertence apenas a uma pessoa, mas pode ser cultura compartilhada. As ações são imitáveis por outros, e seus esquemas podem ser propagados e transmitidos a agentes diferentes daqueles que os geraram; a eficácia dos vestígios da memória das ações multiplica-se socialmente no espaço e no tempo. Criando bases transmissíveis, que serão compartilhadas, a reiteração da ação, além de condensar-se em biografia pessoal, cria a realidade social, ou cultura inter-subejtiva, aproveitando a realidade social já criada. As conseqüências das ações não só são imediatas para seus agentes, na forma de capital de

Relacionados

  • conflitos
    22018 palavras | 89 páginas