EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO BRASIL, UMA CONFRONTAÇÃO COM A PRÁTICA (RESUMO)

843 palavras 4 páginas
Este artigo mostrou, em termos gerais, que a prática do empreendedorismo está cada vez mais presente no cotidiano brasileiro como uma opção de carreira, tendência decorrente, principalmente, da dificuldade de absorção de profissionais pelo mercado de trabalho formal.
Percebeu-se que, dentre os fatores que motivaram os entrevistados a empreender, foram preponderantes os “motivos relacionados à necessidade”, e, também, “motivos relacionados à oportunidade”. Esses dois fatores conferem com os achados das pesquisas desenvolvidas pelo SEBRAE (2004 e 2005), que mostram que, ligados à necessidade, os principais motivos do empreendedorismo são a falta de emprego, a demissão e a necessidade de aumentar a renda. Já as razões relacionadas à oportunidade são o sonho, convite de alguém, aproveitamento de experiência.
Paralelamente a este potencial para o empreendedorismo existe, no entanto, uma realidade marcada por empresas que não conseguem atender às demandas concernentes ao negócio e não sobrevivem aos desafios impostos pelo mercado, fato que está, na maioria das vezes, relacionado à falta de educação formal que proporcione aos empreendedores qualificação para gerir o negócio. Como um agravante, é preciso mencionar a negligência de grande parte dos empreendedores quanto à prática do planejamento.
No que se refere à educação formal, constatou-se que a maioria dos entrevistados
(57%) tem educação superior e considera a educação formal como fator importante para a condução do seu empreendimento.
Já em relação ao planejamento, a grande maioria (72%) disse não ter nem mesmo um plano de negócios, o que constitui uma das principais causas de mortalidade identificadas pelo SEBRAE (2004). É interessante registrar porém, que 63% dos entrevistados praticam, de alguma forma, as funções administrativas de planejamento, organização, coordenação, e controle e que 59% adotam o planejamento sistemático no que se refere ao fluxo de caixa.

Relacionados