EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO ESTÉTICA: ANÁLISE DOS PROGRAMAS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO IFMA

5572 palavras 23 páginas
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO ESTÉTICA: ANÁLISE DOS PROGRAMAS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO IFMA

Nágela Mila de Mesquita Melo – bolsista PIBIC IFMA
Lícia Cristina A. da Hora - IFMA

Introdução

Muito tem se falado sobre Educação de Jovens e Adultos nos últimos anos, porém o enfoque dado a esse tema é relacionado em sua grande maioria na análise das políticas públicas, no campo da educação estética da classe trabalhadora, como pontua Rosas (2004) não é um tema de investida relevância no campo de pesquisa trabalho e educação, raros são as pesquisas que incorporam a temática a esse binômio como um elemento central de problematização da história cultural do trabalhador, quando esta temática aparece nos estudos, é apenas perifericamente.
Neste artigo destaca-se o estudo da formação estética, buscando compreendê-la como parte fundamental da formação onmilateral, da formação integral do homem, e um princípio educativo essencial no processo de humanização dos jovens e adultos da classe trabalhadora. Tomando como ponto de partida a análise marxiana, que associa a tomada de consciência teórica à fruição estética, reconhece-se nesta análise o valor do conhecimento artístico como condição fundamental da formação humana:
Só pelo desenvolvimento objetivo da riqueza do ser humano (...) é que um ouvido musical, um olhar sensível à beleza das formas, que numa palavra, os sentidos capazes de prazeres humanos se transformam em sentido que se manifestam como forças do ser humano e são, quer desenvolvidos, quer produzidos. (MARX, 2004 apud REIS, 2013, p.40)

Assim, este artigo busca compreender por meio de documentos oficiais orientadores da formação profissional de EJA, os sentidos produzidos acerca da educação estética sob a lógica da mercadoria. Visando compreender como a Arte se torna mercadoria, e como através dela, o homem se torna capaz de transformar a si e sua forma de ver o mundo. Pontuando acerca da formação estética no discurso oficial

Relacionados