EDUCACAO UM TESOURO A DESCOBRIR1

4998 palavras 20 páginas
EDUCAÇÃO: UM TESOURO A DESCOBRIR
Adriana Loss Zorzan1
Idanir Ecco2
RESUMO: A vida dos seres humanos é marcada pela globalização, impondo uma interdependência planetária, provocando impactos, por vezes nocivos, para a humanidade como um todo. A perspectiva de superação das situações de dominação, de exclusão, de desumanização, está na educação alicerçada em princípios da solidariedade, da ética, da justiça, tendo a democracia como princípio norteador na gestão e efetivação de um projeto de cooperação internacional. Urge conciliar, vincular desenvolvimento econômico e desenvolvimento humano, almejando a construção de uma sociedade sustentável.
PALAVRAS-CHAVE: Globalização. Democracia. Educação.
Sustentabilidade.
ABSTRACT: Life of the human being is characterized by globalization, imposing a planetary interdependence and causing sometimes harmful impacts for mankind as a whole. The prospect of overcoming the domination, exclusion and inhumanity situations is based on the education as well as on the principles of solidarity, ethics and justice; all of them having the democracy as their leading principle in the management and
Mestre em Educação (UPF), alfabetizadora na Rede Pública de Ensino (RS) e professora da URI – Campus de Erechim.
2
Mestre em Educação (UPF), professor da URI – Campus de Erechim.
1

effectiveness of an international co-operative project. It is urgent to adjust economic and human development so that a sustainable society may be built. KEY-WORDS: Globalization. Democracy. Education. Sustainability.

INTRODUÇÃO
Tematizar elementos desafiadores referentes à sociedade como um todo, sempre se apresentou como uma das preocupações centrais para a humanidade. A questão que imediatamente se coloca, no contexto atual, é o fortalecimento de uma política educacional para todos, considerando o processo de globalização em curso.
O texto, além de identificar e apontar a existência de um epidêmico mal estar social, enfatiza a necessidade urgente para que todos se

Relacionados