Educa O Na Gr Cia Antiga

Páginas: 17 (4050 palavras) Publicado: 12 de abril de 2015
UNIVERSIDADE CAMPOS DE ANDRADE
CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

















EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA











Autores
Anderson Valnei de Oliveira
Christopher Picharki Ivo
Eduardo Henrique Sanabe Pieroni
Franciele Faria de Bonfim
Luiz Carlos Pasischano
Patricia de Oliveira Corrêa
Raquel Ribeiro dos Santos









CURITIBA
2015














EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA






Objetivo

Estetrabalho tem por objetivo expor alguns dos principais aspectos, princípios e personagens relacionados à educação na Grécia antiga.






















CURITIBA
2015

SUMÁRIO

1. RESUMO 4
2. INTRODUÇÃO 5
3. EDUCAÇÃO GREGA 6
4. HESÍODO 6
5. HOMÉRO 7
6. EDUCAÇÃO NO PERÍODO CLÁSSICO 9
7. A ESCOLA DO ALFABÉTO 9
8. A CARREIRA EDUCATIVA E DIDÁTICA 9
9. OS DOCENTES: GRAMMATISTES, GRAMMATICÓS, RHÉTOR. 1010. A DIFUSÃO DA ESCOLA E O GINÁSIO 12
11. CONCLUSÃO 15
12. REFERÊNCIAS 16
1. RESUMO

A educação grega era centrada na formação integral do indivíduo. Quando não existia a escrita, a educação era ministrada pela própria família, conforme a tradição religiosa. A transmissão da cultura grega se dava também, através das inúmeras atividades coletivas (festivais, banquetes, reuniões). A escola aindapermanecia elitizada, atendendo aos jovens de famílias tradicionais da antiga nobreza ou dos comerciantes enriquecidos. O ensino das letras e dos cálculos demorou um pouco mais para se difundir, já que nas escolas a formação era mais esportiva que intelectual. 


Palavras chaves: Educação na Grécia, Homero, Aristóteles.

1. INTRODUÇÃO

Na educação grega encontraremos muitas característicaspeculiares como, por exemplo, o nome para defini-la inicialmente: Paidéia, palavra de origem grega derivada de paidos (pedós) que significa criança, portanto “criação dos meninos”. Voltada à educação moral desde a infância no âmbito familiar e no aspecto geral da vida do homem.
Isso vai mudando gradativamente, inicia-se um importante processo de reflexão sobre o ensino e pela primeira vez na história aeducação se torna um método formal de conhecimento.
A busca pela perfeição era prioridade para os filósofos da época e os educadores se concentravam em estimular os homens a alcançar glória, honra e excelência em tudo que faziam.
Sempre com uma visão muito religiosa dos fatos, a educação grega vai crescendo através dos tempos, passando por grandes pensadores como Homero, Sócrates, Platão eAristóteles e se torna o grande pilar de toda a sociedade européia.

2. EDUCAÇÃO GREGA
Na Grécia antiga e em especial em Atenas, foi descoberto não só a fonte da inspiração literária, artística, filosófica. Ai que nasceu na sua forma teórica, mais também na forma da educação superior. De fato Atenas foi a alma da civilização. Já Esparta já deixou sua marca na civilização militar. Foi assim que nasceram asconcepções novas da arte e do pensamento, herdamos de certa forma, as próprias palavras arquitetura, escultura, poesia, filosofia, matematica e democracia têm origem grega, sendo assim deixando sua marca.
A educação em Esparta, na antiguidade grega, era com a educação voltada para as atividades militares, desta forma a educação recebeu muita influencia da área militar. Extremamente rigorosa aeducação espartana tinha como objetivo principal, formar soldados fortes, valentes e capazes para a guerra.
A educação em Atenas, diferente de Esparta, se destacou nas áreas artísticas, teatro, literatura, e outras atividades culturais, tendo objetivo de formar indivíduos completos, ou seja, com preparo físico, psicológico e cultural.


3. HESÍODO

Hesíodo foi um poeta oral grego da Antiguidade,geralmente tido como tendo estado em atividade entre 750 e 650 a.C., por volta do mesmo período que Homero. Sua poesia é a primeira feita na Europa na qual o poeta vê a si mesmo como um tópico, um indivíduo com um papel distinto a desempenhar. Autores antigos creditavam a ele e a Homero a instituição dos costumes religiosos gregos, e os acadêmicos modernos referem-se a ele como uma das principais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 2015330 93056 EDUCA O GR CIA ANTIGA
  • O Legado Da Gr Cia Antiga
  • Gr cia Antiga
  • GR CIA ANTIGA
  • Gr cia Antiga
  • Gr cia Antiga
  • A Comedia Na Gr Cia Antiga
  • Gr Cia Antiga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!