Educação e relações étino-raciais do brasil: algumas considerações

Páginas: 2 (300 palavras) Publicado: 12 de março de 2013
PRECONCEITO RACIAL: PURA BURRICE
O preconceito racial é o que mais se abrange em todo o mundo, pois as pessoas julgam demais por causa de sua cor, oumelhor, raça. Hoje as leis são iguais para todos, independente de cor, descendência ou estilo de vida.
Apesar das lutas já vencidas pelos negros, o preconceito está muitopresente na nossa cultura. Diz-se e se ouve dizer que preconceito racial não existe mais, ou seja, preferem esconde-lo ao invés de fazer algo para mudar realmente a situação. Hátempos o negro deixou de ser diferente do branco, em tese. Na prática, essa situação é muito diferente do que se deseja. Ainda com o pensamento ligado a escravidão, a sociedadeconstrói uma ponte com o passado e uma barreira contra o preconceito.

O Brasil está muito longe de ser um país onde todos sejam iguais. O espaço que o negro tem em nossasociedade, não permite que ele sirva de referência. Estudos realizados pelo IBGE mostram que no Brasil os brancos recebem salários superiores, cerca de 50%, aos recebidos pelos negrosno desempenho das mesmas funções, e que o índice de desemprego desses também é maior. No campo da educação, o analfabetismo, a repetência escolar é consideravelmente mais acentuadapara os negros.
Com tudo isso, percebemos que o preconceito é um dos problemas mais graves em todo o mundo, e que as pessoas precisam conhecer melhor as pessoas, indiferenteda cor ou raça, sendo branco, preto, índio ou qualquer outro tipo, devemos respeitar e zelar pelo próximo. E respondendo a pergunta do tema “preconceito racial: somos iguais oudiferentes?”, pra falar a verdade os dois, pois somos iguais por termos os mesmos direitos e deveres com a sociedade, e diferentes por cada um ter seu jeito especial de ser!
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação e relações étino-raciais do brasil:algumas considerações
  • Educação Etino Racial
  • GEOPOLÍTICA DO BRASIL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
  • A filosofia e o trabalho sobre nós mesmos. Algumas considerações sobre as relações entre política, filosofia e...
  • Estudos de relações raciais no Brasil
  • Relações étnicos raciais no brasil
  • Relações Raciais no Brasil
  • RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!