Educação no contexto da crise capitalista contemporânea

Páginas: 9 (2032 palavras) Publicado: 8 de dezembro de 2012
EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA CRISE CAPITALISTA CONTEMPORÂNEA



Introdução

Este trabalho analisa a Educação no contexto da crise capitalista contemporânea, na qual a educação e os processos sociais de reprodução estão intimamente ligados. Consequentemente, uma reformulação significativa da educação é inconcebível sem a correspondente transformação do quadro social.
Para nós pedagogos emformação, a educação é a base da sociedade, partindo disto faremos um resgate das últimas décadas de crise com o sistema capitalista e os métodos utilizados pelo Estado e órgãos responsáveis, os quais buscam um aprimoramento da educação.
O tratamento metodológico está embasado em fontes bibliográficas, a pesquisa bibliográfica é a atividade de localização e consulta de fontes diversas de informaçõesescritas, para coletar dados gerais ou específicos a respeito de um tema, então, é desenvolvida com base em material já elaborado.
O artigo divide-se em duas partes: a primeira, a crise capitalista e os seus resultados principalmente no campo educacional; e a segunda, o quadro da educação nos dias atuais.
O objetivo deste artigo é fornecer informações para aqueles que buscam entender a educaçãono contexto da crise capitalista contemporânea considerando as deficiências e limitações do sistema, tendo por base os investimentos e programas elaborados para o funcionamento de uma melhor educação nas escolas, considerando o papel dos professores e gestores frente aos seus alunos, para reverter à ideologia dominante, trazendo assim, uma sociedade com educação de qualidade baseada na igualdade erespeito, não na desigualdade social.

1- A CRISE CAPITALISTA E O SEU CONTEXTO

O sistema capitalista tem origem na passagem da Idade Média para a Idade Moderna com o renascimento urbano e comercial dos séculos XIII e XIV, surgiu na Europa uma nova classe social, a burguesia. Esta nova classe buscava o lucro através das atividades comerciais.
Apesar de todos os progressos tecnológicos, oplaneta vem convivendo com uma crise financeira sem precedentes. As consequências planetárias desta crise só foram possíveis em função do status atual do processo de globalização com uma exacerbação dos processos de exploração e alienação e de todas as formas de exclusão e violência, produção de desertos econômicos e humanos.
Desde o final dos anos de 1970 identificam-se três grandes mudançasmarcantes no capitalismo globalizado: as relativas ao papel do Estado (neoliberalismo), as tecnológicas e as financeiras, que de forma articulada, consagram uma etapa histórica de crise do modo de produção capitalista.
A crise que vivenciamos hoje trouxe custos humanos, materializados pela fome, desemprego, desagregação social, erupções violentas e contínuas que se dão a nível planetário.
Durante adécada de 1980, surgiu o neoliberalismo, o qual se pôs como uma alternativa teórica, econômica ideológica, ético-política e educativa à crise do capitalismo contra o Estado intervencionista e de Bem Estar Social. O ideário neoliberal responsabiliza o Estado pela crise e defende que o mercado e o privado são sinônimos de eficiência, qualidade e equidade. Conforme Teixeira:
Considerando essaintervenção como a principal crise do sistema capitalista de produção, os neoliberais passaram a atacar qualquer limitação dos mecanismos de mercado por parte do Estado, denunciando tal limitação como uma ameaça letal à liberdade econômica e política. É nesse sentido que os neoliberais vão retomar a tese clássica de que o mercado é a única instituição capaz de coordenar racionalmente quaisquer problemassociais, sejam eles de natureza puramente econômica ou política. Daí a preocupação básica da teoria neoliberal em mostrar o mercado como um mecanismo insuperável para estruturar e coordenar as decisões de produção e investimentos sociais (TEIXEIRA, 1996, p. 42).
Mészáros entende o Estado moderno como uma estrutura política compreensiva de mando do capital. Ele é inconcebível sem o capital,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crise contemporânea e as transformações na produção capitalista
  • EDUCAÇÃO E ECONOMIA NO CONTEXTO DAS TRANSFORMAÇÕES CONTEMPORÂNEAS.
  • Resumo: Crise contemporânea e as transformações na produção capitalista
  • Poli tica Social no contexto da crise capitalista
  • A educação escolar no contexto das transformações da sociedade contemporânea
  • A educação escolar no contexto das transformações da sociedade contemporânea.
  • A educação escolar no contexto das transformações da sociedade contemporanea
  • a educação escolar no contexto das transformações da sociedade contemporanea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!