EDUCAÇÃO INFANTIL

Páginas: 10 (2260 palavras) Publicado: 6 de janeiro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CEDUC
PEDAGOGIA












RELATÓRIO DE ESTÁGIO – EDUCAÇÃO INFANTIL






















BOA VISTA
2013

AUSTRIA MORAIS DE SOUSA















RELATÓRIO DE ESTÁGIO – EDUCAÇÃO INFANTIL





Relatório de Estágio Curricular I apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Roraima,como exigência da disciplina Estágio Supervisionado I, orientado pela Profª Elizangela Ramos.
















BOA VISTA
2013
SUMÁRIO





1. INTRODUÇÃO 04

2. DESENVOLVIMENTO:

2.1 Caracterização da Escola Campo 05

2.2 Aporte teórico 07

2.3 Descrição das Atividades

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

4. REFERÊNCIAS

5. ANEXOSINTRODUÇÃO

O presente relatório de estagio tem como objetivo documentar as experiências vivenciadas durante o período de estágio supervisionado na Educação Infantil, e relacioná-las com as teorias que foram aprendidas no curso de pedagogia.
Juntamente com as experiências serão apresentadas informações sobre a estrutura do campo, as práticas pedagógicas adotadas pela instituição, e a descrição dasatividades desenvolvidas durante os períodos de observação, planejamento e intervenção.
Este relatório também trará os aspectos relevantes que foram observados e vivenciados e que são fundamentais para a minha formação, assim como falas de teóricos que contribuem para esse processo de ensino-aprendizagem.













CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO
O local de campo escolhido foi a EscolaMunicipal Estrelinha Mágica, localizada na Rua Expedito Francisco da Silva, numero 910, Bairro Silvio Leite, CEP 69314-302, zona urbana periférica.
Fundada em 07 de junho de 1999, pelo Prefeito Ottomar Pinto e a Secretária de Educação Municipal Ilma Xaud, com o intuito de atender os bairros localizados na zona oeste do Estado. Possui como Gestora Ana Cleyde Nunes, Coordenadora Elisangela BezerraLima e Secretária Ivanilde Monteiro, no momento não possui uma Vice-Gestora.
A escola oferece Educação Infantil do 1º ao 2º ano, com 14 turmas, 7 pela manhã e 7 pela tarde, com um total 329 alunos matriculados, sendo 3 portadores de necessidades especiais.
O corpo docente é composto por 24 professores formados em pedagogia e educação física, sua maior parte com grau de especialização emeducação infantil. No quadro de funcionários são 3 monitores, 4 assistentes de aluno, 3 merendeiras, 3 zeladoras, 3 vigias, 1 auxiliar de secretária, 2 auxiliares de coordenação e 3 porteiros.
Sua estrutura física é pequena, dividida em: copa, depósito, 4 banheiros sendo 1 para servidores e 1 adaptado para portadores de necessidades especiais, 7 salas de aula, secretaria em conjunto com a diretoria,laboratório de informática, sala de recursos multifuncional, sala de professores, quadra e pátio onde são servidas as refeições.
São desenvolvidos alguns projetos na instituição como o Caimbé, combate a dengue, Jogos e Brinquedos ecologicamente corretos, Feira Pedagógica, Construindo valores e Projetos de aprendizagem e também participam do prêmio Gestão nota 10 que conquistaram neste ano.Segundo o PPP (Projeto político pedagógico), possuem como Metodologia adotada o sócio-interacionismo que busca conceber a aprendizagem através da interação com o outro.



APORTE TEÓRICO
A Educação Infantil vem se desenvolvendo com o passar dos anos, apesar de todas as dificuldades ainda existentes, hoje já é vista como a primeira etapa da educação. Isso nos mostra que as crianças passaram a servista de outra forma, como sujeitos de direito.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(LDB/1996):
[...] a educação infantil, incluindo creches e pré-escolas, é a primeira etapa da educação básica, devendo integra-se ao sistema de ensino. (CRAIDE, 2005 p.58)
Desta forma, os primeiros anos da educação infantil são fundamentais na vida da criança, nesta fase seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Literatura infantil na educação infantil
  • Educação infantil
  • Educação infantil
  • educação infantil
  • Educação INFANTIL
  • Educaçao infantil
  • Educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!