Educação de Jovens e Adultos

Páginas: 7 (1549 palavras) Publicado: 26 de julho de 2015
UNIÃO SUPERIOR DO ESTADO DO PARANÁ - UESPAR



SUELI GOMES SALINO DE CARVALHO










EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
















PALOTINA – PR
2014
INTRODUÇÃO

O presente estudo tem como objetivo abordar os assuntos sobre a educação e jovens adultos (EJA), traçar o percurso histórico, desde os primórdios até os dias atuais. Falando também das leis que regem essa educação, seorientando pela LDB e as Bases da Educação Nacional para Jovens e Adultos. Diante de esses dois assuntos discorrer sobre a formação adequada que os professores necessitam para exercer seu trabalho da melhor maneira possível e perceber a diferença entre o EJA e a educação regular.

























Histórico do EJA

Desde os primórdios da educação brasileira, ela era voltada para o ensino decrianças. Mas com a chegada dos Jesuítas, os indígenas adultos passaram pela catequização e foram submetidos a intensa ação educacional. Com a saída dos jesuítas do Brasil em 1759, a educação dos adultos ficou sob a responsabilidade do Império a organização e emprego da educação. Assim a educação foi direcionada apenas para a elite.
Na década de 40, que o Brasil tinha 72% de analfabetismo. E assimcomeçou uma grande mobilização para exterminar este mal. Em 1915 foi criada a Liga Brasileira contra o Analfabetismo. O objetivo da liga foi alfabetizar todos os analfabetos adultos possíveis, pois era necessário para que contribuísse para o desenvolvimento do país.
Em 1934, foi criado o Plano Nacional de educação que previa o ensino primário integral obrigatório e gratuito estendido às pessoas adultas.Esse foi o primeiro plano na história da educação, pois previa um tratamento especifico para esse tipo de educação.
Em 1938 foi criado o INEP(Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos) e a partir de suas pesquisas e estudos, foi fundado em 1942 o Fundo Nacional do Ensino Primário com o objetivo de realizar programas que ampliasse e incluísse o Ensino Supletivo para adolescente e adultos. Mas foia partir da década de 50 que o EJA voltou a ser plano prioritário para necessidade do país.
O principal motivo pelo qual a Campanha Nacional de Alfabetização surgiu foi a pressão internacional para o combate ao analfebetismo nas ditas “nações atrasadas”. Essa pressão internacional se deu pra criação da ONU e da UNESCO em 1945 após a segunda guerra mundial.
O início da década de 40 a educação dejovens e adultos estava em alta. Em 1946 surge a Lei Orgânica do ensino Primário que previa o ensino supletivo, e em 1947 surgiu um programa de âmbito nacional, visando atender especificamente as pessoas adultas, com a criação do SEA (Serviço de Educação de Adultos). Esse movimento durou até fins da década 50. Em 1952, foi criada a Campanha Nacional de Educação Rural (CNER). Em 1958 a Campanha deerradicação do Analfabetismo (CNEA), com a proposta de criar projetos-pólos com atividades que integrassem a realidade de cada município.
No inicio da década de 60 foi marcado por uma grande mobilização social em torno da educação de adultos. Neste período podemos citar vários movimentos como: “Movimento de educação de base” (1961-CNBB), Movimento de Cultura Popular do Recife (1961), CentrosPopulares de Cultura(UNE), Campanha Pé no chão Também se Aprende (Prefeitura de Natal).
Com o Militarismo, os programas que defendiam a educação foi brutalmente interrompidos, com apreensão de materiais, detenção e exílio dos dirigentes. O governo militar criou o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), em 1967 com esse programa a alfabetização ficou restrita a apreensão da habilidade de ler eescrever. O Mobral defendia a ideia que as pessoas que eram analfabetas era responsáveis pela sua situação e responsáveis pelo subdesenvolvimento do Brasil. Mas em 1985 o Mobral foi extinto com a chegada da nova republica e muitas pessoas que se alfabetizaram pelo Mobral desaprenderam ler e a escrever, e seu final foi marcado por denúncias sobre desvios de recursos financeiros .E surgiram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos na atualidade
  • Eja educação jovens e adultos
  • Educacao De Jovens E Adultos
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
  • EJA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!