Educação de Jovens e Adultos

Páginas: 9 (2045 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
RESUMO:
O analfabetismo com índices alarmante de analfabetos no Brasil, que remete a mudanças urgentes no cenário da educação, sendo que na Constituição Federal (1988) a é educação e afirmada como “dever do Estado garantir um ensino gratuito e de qualidade a todos”, garantindo uma formação básica, para participação de todos na construção de uma sociedade mais crítica.
A trajetória daalfabetização de jovens e adultos no Brasil desde 1930 ate 1990 com a extinção de programas de alfabetização para jovens e adultos. Com o passar dos anos ouve significativas mudança na sociedade, trazendo tecnologia e os avanços econômicos, assim exigindo-se de mão de obra qualificada, portanto, alfabetizada.
Mais a qualidade do ensino se faz como uma via duas mãos, com a qualificação adequada com cursosde capacitação, como e a relação professor / aluno.

Palavras-chave: Educação de jovens e adultos, analfabetismo, formação docente.

INTRODUÇÃO:

A palavra analfabeto é de origem latina, segundo o dicionário Aurélio(2012), analfabeto é “que ou quem não sabe ler ou escrever” assim, possui a incapacidade de ler e escrever, porém, existe outro tipo de analfabeto, conhecido como o analfabetofuncional que segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) define como o “aquela pessoa que sabe escrever seu nome, lê frases curtas e simples, realiza cálculos matemáticos básicos, com tudo, é incapaz de usar a leitura e a escrita em atividades rotineiras, dificultando seu desenvolvimento pessoal, profissional, e também seu ingresso ao mercado detrabalho”.
O analfabetismo é um grave problema no Brasil, possuindo um alto índice, que segundo a UNESCO chega a 38,5%, pontuado por muitos motivos, tais como: aqueles desfavorecidos de oportunidade, priorizar o trabalho, morar em regiões em que a educação é precária, entre outros; Assim, desfavorecendo o desenvolvimento do país, porque compromete o exercício de cidadania responsável, e até mesmo odesenvolvimento sócio econômico.
O estado tem um papel fundamental na transformação desse cenário educacional tão desfavorável em nosso país, e foi com a criação da Constituição 1988, havendo um olhar diferente a educação, com este documento foi disposto o seguinte:
Art. 288. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:
I - educação básica obrigatória [...]assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.
VI - oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando;
VII - atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde (BRASIL, 1988).
Portanto é dever do Estadogarantir um ensino gratuito e de qualidade a todos, a fim de garantir uma formação básica, e construir uma sociedade mais crítica e erradicar cidadãos analfabetos.
A EJA tem um papel fundamental, e capaz de mudar este quadro apresentado acima, permitindo cada sujeito possa reescrever a sua historia.

BREVE ASPCTOS HISTÓRICOS DE EJA NO BRASIL (1930-1990).
É a partir dos anos 30, foi que aeducação básica teve suas primeiras iniciativas quanto à oferta como ensino gratuito e obrigatório, tornando direito de todos, inclusive atingindo os jovens e adultos.
Em 1947 foi lançada uma campanha para a Educação de jovens e adultos, que sob a direção e orientação de Lourenço Filho, desenvolveu um sistema de alfabetização que no qual se alfabetizaria em três meses, e o curso primário em apenas emquatorze meses dividido em dois períodos, porem as mesmas foram extintas em 1963.
Posteriormente surgiram movimentos de grupos populares em 1960 (Recife), e de outros Centros de Cultura Popular da União Nacional de Estudantes, a partir de 1961.
Mas a principal referencia de educação de jovens e adultos também iniciados nos ano de 1960 foi pelo pedagogo e filosofo pernambucano Paulo Freire...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos na atualidade
  • Eja educação jovens e adultos
  • Educacao De Jovens E Adultos
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
  • EJA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!