EduardopaolozziFINAL

379 palavras 2 páginas
Escocês, filho de imigrantes italianos, Eduardo Paolozzi teve uma infância conturbada, vivendo em uma prisão quando criança com seu pai, avô e tio que morreram em um naufrágio no barco Arandora Star que levou a morte de 446 italianos, o motivo do naufrágio foi o ataque de um submarino Alemão. Quando sua internação acabou, Paolozzi ajudou a mãe a fazer e vender sorvete, enquanto ele frequentou a Edinburgh College of Art. Paolozzi produziu como um estudante, esculturas primitivistas, desenhos e colagens cubistas e energéticas, que possuíam a grande influência de Picasso.
Em 1947 Paolozzi se muda para Paris, este período acaba sendo muito importante em sua formação por ter influencia de grandes nomes do surrealismo como Alberto Giacometti, Jean Arp, Constantin Brancusi, Georges Braque e Fernand Léger.
Foi em Paris que Paolozzi começou a trabalhar nas suas colagens mais rudimentares com forte influencia do dadaísmo e em fotomontagem, e acabou mostrando aos amigos somente muito tempo depois. Sendo estas colagens consideradas as primeiras obras do Pop Art.
Em 1949 se mudou para Londres e estabeleceu seu estúdio na cidade de Chelsea, o estúdio era um workshop aonde paolozzi o preenchia com materias, ferramentas e pilhas, praticamente tudo para ser utilizado em suas colagens posteriormente.
Paollozzi também foi um dos fundadores do Independent Group, e considerado por muitos, o criador das primeiras obras denominadas como Pop Art, que é uma de suas colagens chamada Rich Man's Plaything. Mas Paollozzi sempre se considerou um artista surrealista e muito conhecido por suas esculturas, e também por sua capacidade de trabalhar diversas mídias.

Rich Man's Plaything - Foi considerada a primeira obra do Pop Art como já citada no texto. Esta obra foi apresentada em 1952 no primeiro encontro do Independent Group.

Em 1960 se destaca pelo seu trabalho gráfico inovador, em uma serie de obras ele inova e recria os limites do silkscreen. Suas estampas tem forte influencia sobre

Relacionados